Do que é formado o sêmen humano O sêmen é uma combinação de espermatozoides maduros, fluidos da próstata, das vesículas seminais e das glândulas bulbouretrais. Ao atingir a puberdade, o homem produzirá milhões de gametas masculinos todos os dias, sendo que esta produção ocorre nos testículos.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o normal é que cada ejaculação tenha de 1,5 a 5 ml de sêmen. E, para ser considerado fértil, esse sêmen deve conter, no mínimo, 15 milhões de espermatozoides por ml, podendo chegar a 300 milhões.
Dentro do ânus (e dentro do trato digestivo), o esperma não causa gravidez. No entanto, as ISTs, incluindo o HIV, podem ser transmitidos, por isso usar um preservativo (com um lubrificante adequado) é sempre uma boa ideia.
Embora seja quase impossível engravidar fora do período fértil, existe uma chance mínima de isso acontecer, especialmente se a relação sexual ocorrer antes da ovulação. Depois da ovulação, a gestação é muito mais difícil, já que o óvulo já foi liberado e já passou as trompas de falópio, não podendo ser fecundado.
Se sua dúvida é “quando engravidei?” saiba que não é possível dizer exatamente em que dia que ocorreu a fecundação. Isso acontece pois o período fértil é relativamente extenso. Como o espermatozóide pode sobreviver por até 5 dias, umas relação sexual 5 dias antes de ovular pode produzir uma gestação.