Os pilares do jejum intermitente Ingestão de líquidos sem calorias durante o jejum: água, café e chás sem açúcar ou adoçante; Evitar itens que não são exatamente alimentos, mas que contenham calorias, como o whey protein.
As frutas também são bem-vindas na refeição de quebra do Jejum, prefira frutas com baixo índice glicêmico como: morangos, kiwi, damasco, cereja, maçã, laranja, ameixa.
Isso equivale a um pote de iogurte natural de 180 ml, 100 gramas de aveia e 200 ml de leite para o café da manhã. Nesse caso, o iogurte também é uma boa escolha, pela presença dos probióticos, que trazem benefícios e ajudam no balanço da flora bacteriana intestinal.
Contanto que não tenha açúcar e nem adoçante, o café preto está sim liberado durante o jejum intermitente – na verdade, a bebida é uma aliada da prática. Algumas pessoas, inclusive, afirmam que o café suprime o apetite, facilitando a permanência no jejum a longo prazo.
Os resultados mostraram que a prática, batizada de jejum de dias alternados (ADF, na sigla em inglês), promove restrição calórica de 35% e ajuda na perda de, pelo menos, 3,5 quilos em quatro semanas.
Confira abaixo os principais métodos utilizados na perda de peso de Ross, que eliminou 11,3 quilos em apenas 24 horas: