EQST

O Que Pode Ser Comprado Com Os Recursos Do Salrio-educaço?

O que pode ser comprado com os recursos do Salário-educação?

O salário-educação atende a finalidades específicas relacionadas ao ensino público, como transporte escolar, assistência à saúde, programas de material didático-escolar e, inclusive, alimentação. O fundamento para a alimentação seria o Parágrafo 4º do Artigo 212 da Constituição Federal (CF).

Quem tem direito ao salário-educação?

O universo de contribuintes do salário-educação é formado pelas empresas vinculadas à Previdência Social, atualmente definidas como toda e qualquer firma individual ou sociedade que assume o risco de atividade econômica, urbana ou rural, com fins lucrativos ou não, bem como as empresas e demais entidades públicas ou ...

Como calcular salário-educação?

Em 1964 é criado o Salário-Educação, por meio da Lei nº 4.

Pode pagar merenda escolar com salário-educação?

Aplicação de salário-educação no custeio de merenda escolar é legal. Não há impedimento legal ao Poder Público que destinar verba do salário-educação, uma contribuição social, para a manutenção do serviço de merenda escolar em instituições da rede pública de ensino.

Quem financia o Fundeb?

Na prática, o Fundeb é composto por 27 fundos, um de cada estado e um do Distrito Federal. Esses fundos são formados por recursos vinculados à educação, provenientes dos impostos e transferências dos estados, Distrito Federal e municípios.

Como funciona o Fundeb nos municípios?

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio. ... A destinação dos investimentos é feita de acordo com o número de alunos da educação básica, com base em dados do censo escolar do ano anterior.

Como funciona o Fundeb nos municípios *?

É um mecanismo de redistribuição de recursos financeiros arrecadados através de impostos. Ele une 27 fundos estaduais, que arrecadam através dos impostos aplicados em estados e municípios. Diante deste valor total, a União faz uma complementação.

Quais são os impostos que compõem o Fundeb?

Em cada estado, o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) é composto por percentuais das seguintes receitas: Fundo de Participação dos Estados (FPE), Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Produtos Industrializados, proporcional ...

Quais são as características do Fundeb?

O Fundeb e o FNDE são fundos de investimentos em assistência social que possuem a mesma dinâmica de funcionamento: tanto de arrecadação quanto de aplicação dos recursos. e) O Fundeb se constitui uma política pública distributiva e sem regulação.

Quais as características do Fundef e do Fundeb?

O Fundeb não é considerado Federal, Estadual, nem Municipal, por se tratar de um Fundo de natureza contábil, formado com recursos provenientes das três esferas de governo (Federal, Estadual e Municipal); pelo fato da arrecadação e distribuição dos recursos que o formam serem realizadas pela União e pelos Estados, com a ...

O que pode ser pago com a parcela de 40% dos recursos do Fundeb?

Despesas com pagamento de fonoaudiólogo e psicopedagogo podem ser custeadas com recursos do Fundeb? Quando a efetiva atuação desses profissionais for indispensável ao processo do ensino- aprendizagem dos alunos, essas despesas podem ser custeadas com recursos do Fundeb, apenas com a parcela dos 40%.

São objetivos do Fundeb exceto?

São objetivos do Fundeb, exceto: Escolher uma resposta. ... Redistribuir os recursos vinculados à educação, com base em regras específicas definidas no âmbito do Fundeb.

O que é o Fundeb e sua importância na educação básica?

O FUNDEB tem o objetivo de ser aplicado na melhoria das condições, manutenção e desenvolvimento do ensino. É importante apontar que o Brasil gasta em média 7 vezes mais por estudante, seja em redes federais ou estaduais, no ensino superior do que na educação básica.

O que é Fundeb 40 %?

Registra os totais das despesas Empenhadas com recursos destinados ao pagamento de outras despesas de manutenção e desenvolvimento da educação básica pública.