Os sulfatos, petrolatos e parabenos são componentes químicos presentes em diversos cosméticos e produtos de beleza. Para quem ainda não está por dentro do assunto, é preciso entender que esses componentes, se usados em excesso, podem acabar fazendo mal para a saúde dos cabelos.
Isoparaffin é um carregador que também pode ser encontrado em cosméticos. Um carregador faz exatamente o que o nome diz -- ajuda a carregar um produto para uma superfície diluindo ou espessando a fórmula ou simplesmente garantindo a distribuição uniforme de outros ingredientes na fórmula.
Petrolatos são derivados do petróleo cru que, após a desparafinação (retirada da parafina) de óleos pesados, transforma-se em uma substância gelatinosa incolor ou amarelada. É usado em remédios, cosméticos e produtos para cabelos, graças ao seu baixo custo.
Ainda assim, outros estudos apontam que o consumo de produtos que possuem parabeno pode causar alergias cutâneas e o envelhecimento precoce da pele. O parabeno interfere no sistema endócrino de humanos e animais - ele possui uma atividade estrogênica - por conta disso ele é considerado um disruptor endócrino.
Mesmo com as controvérsias em relação ao uso do parabenos, muitas marcas e consumidores já tem uma política de paraben free (livre de parabenos), mas como não existe cosmético livre de conservantes, as substâncias comumente utilizadas em substituição ao parabenos são isotiazolinona, iodopropinilbutilcarbamato (IPBC), ...
— Um dos substitutos mais comuns dos parabenos na conservação dos cosméticos é uma mistura de isotiazolinonas e a clorexidina. Existem muitos outros conservantes, mas alguns especialistas não os consideram tão eficazes quanto os parabenos.
Onde se encontram os Parabenos? 4) Alimentos – Compotas, geleias, cremes de pastelaria, pickles, vegetais processados, doces, gomas, gelatinas, pudins, refrigerantes, ketchup, peixe e carnes enlatadas, cereais.
Pode-se detectar a sua presença em algum produto olhando a embalagem. Na parte dos ingredientes ou composição, basta procurar a palavra parabeno ou paraben. Também é comum conter um prefixo, como butilparabeno e metilparabeno. Caso não tenha, o produto é parabeno-free!
É uma substância química, com concentrações de benzeno, hidroxila, metila e grupo éster. Normalmente é utilizado como conservante.
O sulfato é um tipo de sal que pode ser adicionado ao shampoo para intensificar a higienização dos fios e couro cabeludo. A principal característica dos produtos com esse componente é a formação de bastante espuma na hora da lavagem.
10 melhores shampoos sem sulfato
Os shampoos sem sulfato têm se tornado cada vez mais populares. Isso porque esse componente, apesar de ser eficiente ao remover a sujeira, deixa o cabelo ressecado e retira a oleosidade natural dos fios. Diversas marcas como Lola, Salon Line e Inoar oferecem opções de shampoo sem sulfato com excelentes resultados.
Fragrance/Parfum (fragrância/perfume) Em um cosmético, a fragrância pode derivar de óleos essenciais/flores e plantas (como geralmente ocorre em cosméticos naturais/orgânicos) ou pode ser sintética.
5 substâncias tóxicas presentes nos shampoos e condicionadores (e como evitá-las)
Existem dois ingredientes básicos na composição do shampoo: água — que compõe 80% do volume do cosmético — e detergente. É dele o poder de limpeza do couro cabeludo. Sem ele, o produto não conseguiria eliminar todos os óleos, a graxa e aquela sujeira que aparecem diariamente nos fios.
É a técnica de limpeza em que os produtos usados, (inclusive o shampoo) não possuem sulfatos na composição. Entretanto, podem conter agentes surfactantes que promovem uma limpeza mais suave para o couro cabeludo e a fibra capilar.
O termo “Liberado” é usado para nomear os procedimentos que não usam – ou usam bem pouco – substâncias como o sulfato, o petrolato, a parafina, os óleos minerais e os parabenos. Produtos liberados se popularizaram nos últimos anos, principalmente entre o time dos cacheados.
Ou seja, quando alguém pergunta se um shampoo ou condicionador é liberado, está se referindo à presença de sulfatos, petrolatos e silicones na composição. Apenas os produtos que não possuem esses componentes podem ser usados para as técnicas.
Skala Cosm�ticos Toda linha condicionante é LIBERADA: Sem Sulfato, Parabenos, Petrolato, Silicones e Óleo Mineral para as pessoas que aderem as técnicas de Low Poo e No Poo.
Significado de liberado Diz-se daquele que se liberou, liberto. Desobrigado de um compromisso. Isento de dívidas comerciais.
Os produtos liberados são livres de sulfato, petrolato, parafina e óleo mineral. Algumas empresas já estão identificando os produtos livres desses componentes na parte da frente da embalagem, deixando bastante visível, mas, caso queira se certificar, confira no verso os ingredientes presentes no produto.
Técnica liberada é uma técnica que usa pouco ou nenhum shampoo e óleos minerais no cuidado e limpeza capilar. ... A técnica prioriza manter o cabelo com óleo natural e por isso o uso de condicionador ou co-wash traz o resultado desejado na hora da higienização, lavando sem retirar o óleo natural.
No poo e low poo são técnicas de lavagem capilar que significam sem shampoo e pouco shampoo, respectivamente. Também podem ser chamadas de sem espuma e com pouca espuma. O seu objetivo é lavar os cabelos de maneira suave ou menos agressiva, excluindo ou diminuindo o uso de químicos como sulfatos, petrolatos etc.
Máscaras Skala liberadas: Funções, indicações e tipos de cabelos
No low poo, são liberados shampoos que contenham compostos limpantes mais leves, que não agridem tanto a fibra capilar. Eles costumam fazer menos espuma, o que muitas pessoas estranham, e limpam sem retirar a proteção natural dos fios.
Para começar a usar a técnica Low Poo, você precisa lavar seus cabelos uma última vez com um shampoo com sulfatos, porém sem petrolatos. Agindo assim você vai garantir que seus cabelos fiquem livres de resíduos e estejam preparados para sua rotina Low Poo.
Os melhores shampoos low poo
Como começar a seguir o No Poo?