Agora, pesquisadores descobriram que a meditação realmente afeta o cérebro – e para melhor. Alguns estudos indicam que a meditação pode alterar fisicamente o cérebro e o corpo, reduzir a pressão sanguínea, a insônia e os sintomas de depressão e ansiedade.
A prática regular de meditação, ajuda a diminuir os pensamentos negativos e o estresse e a ansiedade do dia-a-dia, deixando a pessoa mais relaxada e mais plena, evitando que vá dormir com pensamentos negativos, facilitando o adormecimento e melhorando a qualidade do sono.
"A pessoa desenvolve a percepção sobre o próprio corpo, conseguindo relaxar e lidar com o estresse com mais facilidade. Ocorre também a diminuição da pressão sanguínea, a melhora do sistema imunológico e o relaxamento dos músculos", exemplifica o instrutor de meditação Saulo Fong.
O passo a passo para meditar consiste em:
Sua origem é muito antiga, remontando as tradições orientais, especialmente a ioga, mas o termo também se refere a práticas adotadas por alguns caminhos espirituais ou religiões, como o budismo e cristianismo, entre outras. Textos orientais consideram a meditação como instrumento que leva em direção à libertação.
A meditação indiana é uma prática eficiente para controlar os pensamentos e aumentar o bem-estar. Ela está ligada, diretamente, ao comando da mente, por meio de uma técnica de respiração e observação de si mesmo.
1 Concentrar-se em longas e profundas reflexões; refletir. 2 Submeter algo ao estudo do pensamento; ponderar.
História antiga. Os registros o mais cedo documentados que mencionaram Vedantism envolvido meditação, que é uma tradição hindu na Índia, por volta de 1500 BCE. Contudo, os historiadores acreditam que a meditação estêve praticada antes deste tempo, a partir de 3000 BCE.
Ao que parece, vêm da China e da Índia os mais antigos relatos sobre meditação, datando de cerca 1.
5 tipos diferentes de meditação para você testar e diminuir a ansiedade
Mindfulness é a prática de estar ciente de seu próprio corpo, mente, sentimentos e pensamentos para criar um estado de paz e tranquilidade. Alguns sinônimos são alerta, cuidado, concentração, consciência e atenção. Mindfulness é sobre observar-se sem crítica, tendo compaixão por si mesmo.
Meditação guiada é um processo pelo qual um ou mais participantes meditam em resposta à orientação fornecida por um praticante ou professor treinado. ... Mas, para quem não é conhecedor de técnicas, meditar se torna um mistério! Basta sentar, fechar os olhos, observar a respiração, se concentrar num único pensamento…
A finalidade da meditação vipassana é olhar o mundo pelo lado de dentro, chegar à raiz dos padrões mentais negativos e entender os motivos que nos fazem gerar sofrimento. Esse é o objetivo da técnica ensinada por Sidarta Gautama, o Buda, há mais de 2.
O que é meditação transcendental? É uma técnica que consiste em dedicar alguns minutos de nosso tempo diário com a meditação. Esse método de meditação surgiu em 1958, com o Maharishi Mahesh Yogi, um famoso guro da década de 60.
O mindfulness prega a consciência sobre os sentimentos, os pensamentos e as sensações. Quem o pratica acredita que se manter como observador da própria consciência permite compreender mais os sentimentos, resultando em serenidade e sabedoria.
Mindfulness significa atenção plena em português brasileiro. Esse é, na verdade, o primeiro requisito para se meditar: estar presente de corpo, alma e mente ali no momento. Portanto, o mindfulness é meditação, mas meditação não é (só) mindfulness.
13 Práticas de mindfulness
Mindfulness é um conhecimento milenar cujo objetivo é justamente permitir a “atenção plena” no momento presente, um estado mental alcançado por práticas meditativas.
Entenda mais a respeito. Atenção plena, também chamada de mindfulness, é uma prática que consiste em direcionar toda a atenção para o momento presente. Assim, torna-se possível se concentrar apenas na experiência que se está vivendo, deixando que os pensamentos fluam naturalmente sem julgamentos.
Você tem 15 minutinhos diários sobrando, além de disposição e disciplina? Então já pode começar a praticar mindfulness, que, em inglês, significa atenção plena. O termo se tornou muito popular nos últimos anos, mas a prática é milenar, já que deriva de tradições orientais que remontam aos primórdios do budismo.