O plantio direto é uma alternativa de estabelecimento de pastagem para áreas onde anteriormente ocorreu a introdução de gramíneas para pastejo. Trata-se de uma alternativa para a troca de pastagens sem a necessidade do preparo de solo, seguindo o mesmo princípio do plantio direto de grãos.
O manejo correto das pastagens é fundamental para qualquer sistema de criação de bovinos a pasto. ... O pastejo rotacionado é um sistema no qual a pastagem é subdividida em três ou mais piquetes, que são pastejados em seqüência por um ou mais lotes de animais.
O pastejo intermitente ou rotacionado se caracteriza pela subdivisão das pastagens em piquetes menores que são utilizados um após o outro.
Pastejo Rotacionado na prática Uma forma de incrementar ainda mais a eficiência produtiva da forragem é o uso de irrigação e adubação, porém, é necessário um controle muito rígido do rebanho e do pasto para que não haja sobras.
Capineira é um local plantado com forrageiras para corte que produz grande quantidade de matéria vegetal. Essas forrageiras são geralmente utilizadas na época da seca, período de maior escassez de alimentos.
A capineira é uma área de terra cultivada com gramíneas de elevado potencial de produção de forragem, que são cortadas e picadas para fornecimento de alimento verde no cocho, em especial, na época seca.
A capineira deve ser plantada às proximidades do local de fornecimento aos animais (estábulo, curral, etc.), para facilitar o transporte e as operações de manutenção, diminuindo os custos. Os solos mais recomendados são os bem drenados e profundos, evitando-se aqueles excessivamente arenosos ou pedregosos.
O capim-elefante (Pennisetum purpureum, Schum.), em razão de seu alto potencial de produção de matéria seca, alta capacidade de suporte, bom valor nutritivo e grande resposta à adubação nitrogenada, tem-se destacado como uma das espécies forrageiras mais utilizadas em sistema de produção pecuária.
24 meses
A área escolhida para a formação de uma capineira deve apresentar as seguintes características: proximidade do curral ou estábulo; topografia não acidentada e solo não sujeito a encharcamento. Em geral, um hectare de capineira é suficiente para alimentar de 10 a 15 vacas durante o período seco.
De modo geral, recomenda-se como adubação de manutenção 400 kg/ha da fórmula 20: 00: 20 (NPK), após cada corte. Após o terceiro corte fazer adubação com 400 kg/ha da fórmula 20: 05: 20 (NPK). IV - ESTABELECIMENTO DO CAPIM ELEFANTE PROPRIAMENTE DITO.
Não há como aproveitar o material da capineira afetado pela geada. Nas regiões sujeitas à geada, recomenda-se evitar o plantio do capim-elefante nas áreas mais baixas da propriedade. A escolha do local da capineira é muito importante.
Como plantar o capim elefante? O plantio do capim elefante deve ser realizado no início do período chuvoso. Para começar, suas mudas devem ter mais de 100 dias de idade e necessitam ser postas horizontalmente em covas com 15 a 20 cm de profundidade.
Em dia de campo, Embrapa lança nova cultivar de capim-elefante
Adubação de manutenção Quando a irrigação é utilizada, recomenda-se aplicar mais 100 kg/ha/ano de nitrogênio. Entretanto, para que se consiga racionalizar a quantidade de adubo a ser aplicada, recomenda-se fazer a amostragem do solo. Esta deverá ser feita entre os meses de abril e maio.
A silagem de milho normalmente apresenta entre 7% e 8% de proteína bruta e valor energético (nutrientes digestíveis totais – NDT) de 63%; enquanto a silagem de capim-elefante, feita com plantas colhidas com 100 dias, o teor de proteína fica em torno de 5,3% e o valor energético em torno de 47%.
Valor nutricional - A silagem do Capiaçu tem ainda teor de proteína próximo ao da silagem de milho, que chega a 7%. Quando o capim é cortado aos 50 dias, o nível fica em torno de 10%; e vai caindo à medida que o estágio de maturação da planta aumenta. “Com o corte aos 90 dias, o teor é de aproximadamente 6%.
Caracteriza-se por apresentar touceiras densas e colmos eretos, o que facilita a colheita mecânica; folhas longas, largas e de cor verde. A cultivar possui boa tolerância ao estresse hídrico, mas é susceptível às cigarrinhas das pastagens.
Para o plantio de 1 hectare são necessárias 10 mil mudas. ADUBAÇÃO: Indicamos o uso do nosso adubo de cobertura que contem condicionador de solo macro e micro nutrientes e ainda indutores vegetais, para comprar visite a categoria adubo para capim forrageiro ou consulte o nosso atendimento.
Sua altura fora do comum proporciona a produção de um grande volume de matéria verde, podendo chegar à 300 toneladas por hectare ao ano. A BRS Capiaçu possui tolerância à variações climáticas e alta capacidade de adaptação, possibilitando que seja plantada em diferentes tipos de solo e biomas.
A primeira adubação em cobertura/manutenção deve ser realizada quando as plantas atingirem a altura mé- dia de 50 cm. Recomenda-se a aplicação fracionada de 1.
É recomendada para cultivo de capineiras, visando a suplementação volumosa na forma de silagem ou picado verde. Devido ao seu elevado potencial de produção, que chega a 50 t de matéria seca por hectare por ano, pode também ser utilizada para a produção de biomassa energética.
50 toneladas