O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) possui um Programa Nacional da Qualidade (PNQ) que tem como objetivo reconhecer e difundir as boas práticas na assistência, no ensino e também na gestão, certificando as instituições inscritas com um Selo da Qualidade que atesta esta atuação.
Criado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o MEG é uma metodologia para a avaliação do nível de maturidade da gestão das organizações. Criada em 1991, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é um centro de referência para melhoria da produtividade das organizações e competitividade do Brasil.
Incorpora a cultura da excelência; Uniformiza a linguagem e melhora a comunicação gerencial; Permite um diagnóstico objetivo e a mensuração do grau de maturidade da gestão; Enfatiza a integração e o alinhamento sistêmico.
A seguir, elencamos dez benefícios da aplicação do MEG.
Pensamento sistêmico; aprendizado organizacional; cultura de inovação; liderança e constância de propósitos; orientação por processos e informações; visão de futuro; geração de valor; valorização de pessoas; conhecimento sobre o cliente e mercado; desenvolvimento de parcerias e responsabilidade social.
Criado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o MEG é uma metodologia para a avaliação do nível de maturidade da gestão das organizações.
Os 8 critérios MEG são:
Excelência empresarial significa um estado excelente; composto por pensamentos, sentimentos e ações fundamentados em 9 indicadores de gestão; cujo desdobramento é uma correlação da efetividade, eficácia e eficiência com o espaço, a matéria e o tempo em que as manifestações são efetuadas.
Ele auxilia os profissionais nas tomadas de decisões em uma empresa, seja ela de grande, pequeno ou médio porte, assim como no desenvolvimento de estratégias, relacionamento, processos e liderança.
Grau máximo de bondade, qualidade ou perfeição: a excelência de um remédio. [Gramática] Forma de tratamento conferida a quem pertence ao mais alto nível de uma hierarquia social, que ocupa posições ou funções de nível nobre, político, diplomático, eclesiástico ou profissional relevantes; abreviada por Ex. ª.
A Gestão da qualidade requer a qualidade de cada processo da organização, os processos operacionais, os processos administrativos, os processos de suporte. Para que se consiga obter a competitividade necessária, o sucesso sustentado, é necessário alicerçar-se sobre um Sistema de Gestão da Qualidade.
O departamento de qualidade é a equipe que têm como objetivo garantir que se cumpram as políticas da empresa. ... O departamento de qualidade deve ajustar-se ao orçamento atribuído. Além do mais, implementa critérios de supervisão para a aprovação do produto final. Lidera projetos de melhoria e formação.
Benefícios de se ter um setor de qualidade na empresa Com um setor de qualidade nas empresas, é possível acelerar o processo de produção; organizar melhor os serviços; produzir mais e com maior qualidade; além de passar maior credibilidade ao cliente após a entrada do produto.
ISO refere-se a “International Organization for Standardization”, traduzido no Brasil como Organização Internacional de Normatização. ... A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a responsável pelo procedimento no Brasil. A certificação oferece garantia e legitimidade à corporação segundo padrões internacionais.
ISO 9002: estabelece as normas de garantia da qualidade na produção, instalação e assistência técnica da empresa. ISO 9004: é um documento tido como norma-guia para o Sistema de Gestão da Qualidade.
A ABNT NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001 que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização, não significando, necessariamente, conformidade de produto às suas respectivas especificações.