O “novo” Realismo insistia na imitação precisa de percepções visuais sem alteração. Também eram diferentes em seus temas, os artistas se limitavam a fatos do mundo moderno à medida que os experimentavam pessoalmente; somente o que podiam ver ou tocar era considerado real.
Os artistas desse período procuravam estabelecer em suas obras um maior vínculo com a sociedade, buscavam por uma representação mais objetiva e direta, sem muitos rodeios. O objetivo era propor uma maior aproximação do público com a realidade, negando tudo o que fosse extremamente perfeito.
O Realismo é uma estética do século XIX que defende a objetividade, a moderação do sentimentalismo e a visão científica, opondo-se ao Romantismo. ... Dentre as características da literatura dessa época temos o gosto pelo progresso da ciência em reação ao convencionalismo amoroso dos românticos.
O realismo manifesta-se na prosa. A poesia da época vive o parnasianismo. O romance é a principal forma de expressão, tornando-se veículo de crítica a instituições e à hipocrisia burguesa. A escravidão, os preconceitos raciais e a sexualidade são os principais temas, tratados com linguagem clara e direta.
Das características abaixo, assinale a que não pertence ao Realismo: Preocupação crítica. Visão materialista da realidade. Ênfase nos problemas morais e sociais.
Segundo afirmações que fez na época, sua intenção era apresentar a sociedade portuguesa contemporânea, sem romantismos do passado e sem subjetividade. Dentre suas obras, se destacam O Crime do Padre Amaro (1875), O Primo Basílio (1878) e Os Maias (1888).
O movimento realista se opõe ao movimento romântico, pois apresenta características distintas, dentre elas pode-se citar: Romantismo: ficção e sentimentalismo X Realismo: busca mais próxima possível do retrato da realidade.
De uma forma bem pequena, o romantismo fala mais do amor perfeito, a mulher e o amor são enaltecidos nesse gênero; já o realismo traz a nossa realidade(obviamente): nem sempre o amor é lindo e perfeito, a mulher não chega a ser desvalorizada, mas também não chega a ser valorizada.
Resposta. Resposta: Romantismo com ''R'' maiúsculo representa o período literário ocorrido no Brasil. Já, ''R'' minúsculo, representa forma de agir, caráter romântico e romanesco.
Resposta. Romantismo - sentimentalismo exacerbado, o individualismo, o gosto pela natureza, pela inquietude etc... Naturalismo - um conjunto de ideias tudo que é produzido pela natureza tudo que é real ou seja natural.
As principais características do Realismo remetem a uma oposição ao movimento artístico anterior, o Romantismo. Nesse sentido, opondo-se à idealização amorosa, os realistas representavam figuras humanas profundas, que fugiam aos estereótipos de herói, da amada ou do vilão, típicos dos românticos.
O Romantismo no Brasil foi caracterizado pela centralização do indivíduo e seus sentimentos, pela necessidade de criação de cultura realmente brasileira. O movimento se destacava pelo lirismo, subjetivismo, emoção.
Que característica do romantismo percebemos na descrição abaixo? “A alvura de sua tez fresca e pura escurecia o mais fino jaspe […] ... c) O desvendamento do mundo psicológico das personagens que, em nosso romantismo, é traço prenunciador do realismo.
A seiva dessa mocidade, o viço dessa alma não se expandia no rubor da cútis, mas no olhar ardente e esplêndido dos grandes olhos negros e no sorriso mimoso dos lábios que eram um primor da natureza.
O romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que durou por grande parte do século XIX. ... O termo romântico refere-se ao movimento estético, ou seja, à tendência idealista ou poética de alguém que carece de sentido objetivo.