A Estrutura Condicional pode ser Simples ou Composta. A Estrutura Condicional Simples executa um comando ou vários comandos se a condição for verdadeira. Se a condição for falsa, a estrutura é finalizada sem executar os comandos. O comando que define a estrutura é representado pela palavra SE.
Uma estrutura condicional permite que o programa faça a escolha do que executar, de acordo com uma condição. A linguagem C nos oferece comandos para trabalharmos com dois tipos de estruturas condicionais: if...else e switch... case.
- Quando precisamos decidir se um bloco deve ser executado ou não usamos os comandos condicionais. - Esses comandos verificam uma condição e SE é verdadeira ENTÃO um bloco de comandos é executado. ... Se a condição for falsa, os comandos do bloco de comandos SENÃO são executados.
No código a seguir temos um exemplo de uso do if no qual verificamos se a variável idade é menor que 20. Em caso positivo, imprimimos uma mensagem na tela e em caso negativo o código seguirá normalmente, desconsiderando a linha 3. idade = 18 if idade < 20: print('Você é jovem! ')
Acompanhem: Frequentemente em nossas aplicações precisamos repetir a execução de um bloco de códigos do programa até que determinada condição seja verdadeira, ou senão até uma quantidade de vezes seja satisfeita. Para que essas repetições sejam possíveis, usamos os laços de repetições do C#.
O laço for é uma estrutura de repetição muito utilizada nos programas em C. ... Este laço utiliza uma variável para controlar a contagem do loop, bem como seu incremento. Trata-se de um comando bem enxuto, já que própria estrutura faz a inicialização, incremento e encerramento do laço.
O while trata-se da estrutura de repetição mais utilizada quando programamos com C#. Com ela, enquanto a condição for verdadeira o bloco de código será executado. Primeiramente o sistema testa essa condição. Caso verdadeira, executa as linhas declaradas dentro do while; do contrário, sai do loop.