As idéias do Iluminismo foram as principais influências para as colônias americanas se tornarem uma só nação. Alguns dos líderes da Revolução Americana foram influenciados pelas idéias iluministas que são a liberdade de expressão, a igualdade, a liberdade de imprensa e a tolerância religiosa.
Desse processo, as principais consequências que podem ser destacadas são: Consolidação dos Estados Unidos enquanto nação independente. ... Deu-se início ao processo de expansão territorial dos EUA, após a Inglaterra ceder as terras entre os Montes Apalaches e o Rio Mississippi.
Causas da independência dos Estados Unidos 1) Lei do Açúcar (1764): elevação da tarifa alfandegária sobre o açúcar. 2) Lei do Selo (1765): qualquer publicação na colônia teria um valor taxado. 3) Lei do Aquartelamento (1765): os colonos deveriam pagar para que os soldados ingleses ficassem protegendo as Treze Colônias.
Resposta. Resposta: A Declaração de Independência dos Estados Unidos da América ocorreu em 1776 e estabeleceu que os EUA seria um país autonomo, com respeito aos direitos individuais, à iniciativa privada, às liberdades básicas do cidadão.
Após a independência as colônias americanas passaram a se direcionar ao Oeste, expulsando e matando milhares de indígenas com a "marcha pelo progresso". Os indígenas, então, sofreram imensamente também com a independência.
Foram implantadas ferrovias e a navegação a vapor, o que facilitou o deslocamento de pessoas e mercadorias. Teve início, também, a formação dos belts (plantações de milho, trigo e algodão) e a acentuação da criação de bovinos e suínos.
Segundo censo feito em 2003 pelo United States Census Bureau, a população indígena naquele país foi estimada em quase 2,8 milhões de pessoas, distribuídas em várias etnias: Navajo, Cherokee, Choctaw, Sioux, Chippewa, Apache, Blackfeet, Iroquois, Pueblo e dezenas de outras.
Os indígenas foram paulatinamente empurrados pelo governo americano para territórios cada vez mais áridos, inférteis, isolados e diminutos. O antigo "Território Indígena", que cobria a superfície de 4 estados da União, acabou sendo abolido e trocado por pequenas e esparsas reservas indígenas.
A vida de seus ancestrais estava intimamente ligada aos bisões. ... Desde o final do século 19, a população de bisões-americanos tem se recuperado lentamente e computa atualmente cerca de 500 mil animais nos Estados Unidos. Os animais vivem principalmente em parques nacionais e em algumas reservas.
Os primeiros povos da América já viviam no continente milhares de anos antes da chegada dos exploradores europeus. Esses povos são conhecidos como índios, nativos americanos ou indígenas. No Canadá também são chamados de Primeiras Nações.
Com a Lei do Povoamento, o governo vendia as terras sem a autorização dos verdadeiros donos: os povos indígenas, que habitavam essas terras séculos antes da chegada dos europeus e dos colonos. A Lei do Povoamento excluiu os povos indígenas do direito à cidadania, não os considerando cidadãos norte-americanos.
Pelos cálculos usados no estudo, cerca de 56 milhões de índios morreram entre a chegada de Cristóvão Colombo à América, em 1492, e o ano de 1600, tanto em conflitos contra os colonizadores como por doenças trazidas da Europa.
Alguns estudiosos consideram a colonização das Américas como genocídio, uma vez que alegam que foi em grande parte alcançada através de exploração sistemática, remoção e destruição grupos étnicos específicos, mesmo quando a maioria das mortes foram causadas por doença e não pela violência direta de colonizadores.
Resposta. As consequências da Marcha para o Oeste foram a grande ampliação do território dos Estados Unidos da América, bem como uma série de conflitos e guerras contra os nativos norte-americanos.
A “Marcha para o Oeste” foi um projeto desenvolvido por Getúlio Vargas durante a ditadura do Estado Novo com o objetivo de promover o desenvolvimento populacional e a integração econômica das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil.
A consequência principal foi o desalojamentos dos povos ameríndios que ali viviam .. Através do Destino Manifesto ( ideologia manifestada na expansão ) muitos desses povos nativos sofreram embates violentos e principalmente foram severamente aculturados..
O Caminho das Lágrimas foi o nome dado pelos nativos às viagens de recolocações e migrações forçadas, impostas pelo governo dos Estados Unidos da América às diversas tribos de índios que seriam reunidas no chamado "Território Indígena" (atual Estado de Oklahoma), consoante à política de remoção indígena.