Reflexão difusa é a reflexão de luz a partir de uma superfície de tal forma que um raio incidente se reflete em muitos ângulos em vez de em apenas um ângulo, tal como no caso de reflexão especular.
Reflexão e refração difusa Acontece quando, por exemplo, um feixe cilíndrico de luz atinge uma superfície rugosa, ou agitada, fazendo com que os raios de luz refletidos e refratados tenham direção aleatória por todo o espaço.
Para falar sobre refração da luz, usemos dois exemplos: o primeiro trata-se de uma lanterna que ilumina um bloco de vidro transparente. Sendo ainda mais específico, o fenômeno ocorre quando a luz muda de meio de propagação, como água e ar, por exemplo. ...
A refração é o fenômeno que ocorre quando a luz passa de um meio homogêneo e transparente para outro, também homogêneo e transparente. Nessa mudança, ocorre alterações na velocidade e na direção de propagação da luz.
Refração da luz é o fenômeno que consiste na mudança de velocidade de propagação da onda eletromagnética quando essa atravessa meios ópticos diferentes. ... A refração pode ou não ser acompanhada de uma mudança na direção da propagação da luz.
Que tem a propriedade de desviar os raios luminosos.
A reflexão e refração da luz são fenômenos ópticos relacionados com a propagação da luz. A reflexão e a refração da luz são fenômenos ópticos relacionados com a forma como a luz se propaga. ... Quando a superfície é polida, como no caso dos espelhos, a luz é totalmente refletida, ou seja, retorna ao meio de origem.
A polarização da luz ocorre quando a luz natural, que antes se propagava em todos os planos, passa a se propagar em um único plano. As fontes luminosas geralmente emitem luzes formadas por ondas eletromagnéticas que vibram em várias direções, nessas há sempre um plano perpendicular para cada raio de onda luminosa.
Pode-se obter a luz polarizada passando a luz natural por um polarizador ou por uma substância polarizadora. Alguns exemplos são uma lente polarizadora ou um prisma de Nicol.
A polarização é um fenômeno que ocorre com as ondas eletromagnéticas, nas quais elas são selecionadas e divididas conforme a orientação de sua vibração. ... A função do dispositivo é fazer um filtro da direção em que as ondas vibram.
A polarização ainda pode ser caracterizada como uma ação realizada com o intuito de concentrar a atenção ou a atividade em dois extremos opostos. Esta ação se realiza na existência de grupos que possuam interesses ou atividades já alinhados entre si.
Temos 2 principais tipo de polarização:
adjetivo Que se polarizou; que sofreu polarização, processo que atribui potenciais elétricos a dois eletrodos distintos. [Figurado] Concentrado unicamente numa ou noutra direção ou aspecto. Etimologia (origem da palavra polarizado). Particípio de polarizar.
Essa capacidade de atração de uma cidade, também conhecida como polarização, é o principal elemento utilizado para classificar as cidades de uma determinada rede urbana, que se divide em: ... Metrópoles Nacionais: São cidades que possuem uma grande influência dentro de um país, polarizando praticamente todo o território.
No mundo da política, polarização pode referir-se à divergência ou ao aumento da divergência entre atitudes políticas de extremos ideológicos.
Para analisar a dinâmica territorial dos grandes centros urbanos, é preciso saber o que é conurbação, fenômeno que se origina das relações econômicas. Conurbação é um fenômeno urbano que ocorre quando duas cidades limítrofes expandem-se ao ponto de encontrar-se, compondo um único núcleo urbano.
Polarização de ondas é o fenômeno no qual uma onda transversal, vibrando em várias direções, tem uma de suas direções de vibração selecionada, enquanto as vibrações nas demais direções são impedidas de passar por um dispositivo, denominado polarizador.
A conurbação é o processo em que duas cidades vizinhas crescem a tal ponto que elas se juntam, compondo um mesmo meio urbano. ... Um exemplo de conurbação é o da região metropolitana de São Paulo, também chamada de “Grande São Paulo”, envolvendo mais de 38 municípios.
Geografia. A conurbação é um fenômeno típico de áreas urbanizadas em que há cidades com alto índice de crescimento urbano. Em suma, trata-se da junção de um município com outro, o que ocorre quando essas áreas crescem horizontalmente e expandem seus espaços de influência além dos limites municipais.
Metropolização é o processo de crescimento urbano de uma cidade e sua constituição como centralidade de uma região metropolitana, isto é, de uma área composta por vários municípios que congregam a mesma dinâmica espaço-territorial.
A metropolização no Brasil teve início na década de 1960, principalmente durante o governo JK, com a entrada de grandes empresas multinacionais, principalmente, nas capitais das regiões sudeste e sul do país. ... Esses fatores, motivaram a o êxodo rural e a migração, principalmente do Nordeste para o Sudeste.
O processo de metropolização no Brasil caracterizou-se pelo crescimento dos maiores centros urbanos, que receberam grande número de migrantes rurais. Especialmente entre 1950 e 1980. Isso levou à formação das primeiras metrópoles nacionais.
Chama-se megalopolização um processo de transformação rápida e recente de uma cidade ou metrópole em uma megalópole. O critério principal nessa categorização é o crescimento descontrolado, desregrado da população urbana, que faz transbordar os limites naturais e administrativos da cidade, tornando-a insustentável.
O termo megalópole se aplica há um conjunto de regiões metropolitanas, cujo crescimento urbano acelerado leva o contato da área de influência de umas com as outras. Em outras palavras, as megalópoles são formadas pela conurbação de cidades populosas e com alto nível de urbanização.
Metrópole é uma cidade de elevado desenvolvimento urbano que organiza em torno de si uma centralidade responsável por estabelecer uma rede composta por cidades a ela dependentes, compondo uma densa rede urbana, onde se concentram as principais atividades, empregos e capitais de uma determinada região.
Megalópole é o aglomerado (conurbação) de várias metrópoles ou regiões metropolitanas, como por exemplo a faixa que vai de Boston a Washington, compreendendo Nova Iorque, Filadélfia e Baltimore e que constitui maior megalópole do mundo.