“Íngua” é um termo leigo que se refere a um processo inflamatório nos linfonodos do pescoço denominado enfartamento ganglionar.
Uma íngua é o aumento dos gânglios linfáticos, ou linfonodos, que geralmente acontece por alguma infecção ou inflamação da região em que surge. Ela se manifesta através de um ou mais pequenos nódulos sob a pele do pescoço, cabeça ou virilha, que podem ou não ser dolorosos, e costumam durar entre 3 e 30 dias.
É a íngua que avisa quando alguma coisa no organismo está errada. Ela costuma aparecer quando há alguma infecção. A íngua deve durar, no máximo, um mês. Se ela não sumir, crescer e endurecer, é hora de procurar um médico.
Um caroço sob o queixo inchado pode ser assustador, mas geralmente não é motivo de preocupação. Linfonodos, cistos e alergias podem causar a formação desses nódulos. Um nódulo pode aparecer em qualquer lugar da área macia, abaixo do queixo e da mandíbula.
A papada consiste num acumulo de gordura na região abaixo do queixo, devido ao excesso de peso, e pode surgir em homens e mulheres, sendo mais frequente a partir dos 35 anos, quando a pele fica mais flácida, o que favorece o seu aparecimento.