O sistema ambulacrário ou hidrovascular é um conjunto de estruturas que permite a locomoção dos equinodermos, além de atuar na captura do alimento e na percepção tátil. Derivado do celoma, esse sistema, formado por tubos e ampolas, utiliza a força hidráulica para controlar os chamados pés ambulacrários.
O sistema ambulacral é formado por um conjunto de tubos e ampolas de paredes musculares, internos ao corpo, e de prolongamentos tubulares, os pés ambulacrais, que se projetam para fora do corpo através de poros no exoesqueleto.
Os polvos são animais de corpo mole, assim como todos os animais do grupo dos moluscos, e possuem oito tentáculos, que apresentam uma série de ventosas. A região de sua cabeça lembra um grande saco e apresenta olhos, um bico córneo quitinoso e um sistema nervoso altamente desenvolvido.
No caso da lula, é possível detectar um corpo mais alongado e comprido, lembrando um tubo. Já o polvo tem um formato mais arredondado. Além disso, se olharmos com atenção perceberemos que a lula tem apenas dois tentáculos e o resto se trata de nadadeiras.
O polvo raramente vive mais de cinco anos. O macho morre logo depois da reprodução. A fêmea põe os ovos e deixa de se alimentar para os defender de predadores até que os polvos nasçam, morrendo em seguida.
O sangue com este pigmento é normalmente denominado hemolinfa. Uma das diferenças da hemoglobina dos vertebrados para a hemocianina é o fato de esta ser um pigmento azulado, pois em vez de ferro, possui cobre em seu princípio ativo, e ao reagir com o oxigênio, fica azulado, e quando livre do oxigênio, fica incolor.
A maior parte das fêmeas de polvo põe ovos uma única vez na vida e morre logo depois da eclosão. ... O longo período de choca permite que os filhotes saiam dos ovos já capazes de sobreviver por conta própria. Eles emergem como miniaturas de adultos com capacidade de capturar pequenas presas.
Para verificar se está pronto, use um garfo ou palito para furar o polvo. Quando sentir que está com uma consistência macia, pode desligar o fogo.
Comprar, segundo o chef, exige atenção ao aspecto visual: “Polvo fresco é clarinho; os escuros, vermelhões, já estão há dias fora do mar. Costumo segurar o polvo pela cabeça, esticá-lo, e ver se os tentáculos estão grossos.