O conforto acústico existe quando o ambiente proporciona boa inteligibilidade da fala (ou clareza musical) e ausência de sons indesejáveis no ambiente, criando uma sensação de paz e bem-estar. ... A principal finalidade do forro é absorver os sons e eliminar a reverberação (eco) nos ambientes.
Os melhores materiais para isolar acusticamente um ambiente são os mais densos ou duros, como mármore, tacos de madeira, granito, vinil e cerâmica. O porcelanato não é uma boa ideia, porque provoca bastante eco.
Existem diversas opções para o isolamento acústico, como:
Medidas rápidas para isolamento acústico Se for externo, usar cortinas mais grossas e com o máximo de camadas possíveis em todas as janelas ajuda a reduzir a propagação do som. Já se for seu vizinho de baixo o problema, invista em tapetes e espalhe pufes e almofadas pelo chão.
Qual a melhor maneira de isolar o som? Colocar isopor na parede, e caixa de ovo em cima do isopor. Ou colocar aquelas madeira, maderetti meio rosa até, e por cima das madeiras colocar as caixas de ovo.
Além disso, o EPS Isopor® é uma boa opção não só para o isolamento acústico de sua obra, como também para a estabilidade e resistência da construção.
Como evitar uma calha de chuva barulhenta
Ou seja, a intermitência da saída da água se deve a sucessivas entradas de ar no recipiente, fazendo “barulho”, encerrando este processo quando não há água no recipiente e o ar lá dentro atingir a pressão atmosférica.
A explicação para isso é que quando há muita umidade no ar a madeira a absorve, as fibras se expandem e precisam se reequilibrar. Para isso, o material sofre um deslocamento, e quando ele é brusco, acontece o estalo.
O jateamento de fibras é utilizado sob o telhado. Possui propriedades de absorção acústica ajudando na redução do índice de reverberação no ambiente. Quando o assunto é barulho de chuva, por exemplo, há também o jateamento de espuma de poliuretano que é utilizada no lado externo.
os materiais sofrem dilatação em temperaturas mais altas e retração em menores temperaturas, veja que conforme relato os sons que você ouve é no período mais quente, ao dilatar o componente encontra alguma restrição (algum impedimento a sua dilatação) e isto está causando estes sons.
A variação térmica pode provocar estalos em lajes, devido a dilatação de alguns elementos que compõe tantos os elementos da laje, como também dos revestimentos (contrapiso, piso, reboco, gesso, etc...).
Isso é normal esses estalos ocorrem no calor por que durante o dia ele extrai conforme a temperatura e durante a noite ele contrai conforme a temperatura baixa da noite isso não ocorre só durante a noite isso ocorre durante o dia mais não é notado conforme barulhos como de veículos, movimentação e etc.