De uma forma bem simples de entender, a bilingualidade de um individuo se dá quando a competência linguística das duas línguas deste sujeito é satisfatória, em maior ou menor nível, em situações comunicativas. Uma pessoa pode se tornar bilíngue das mais variadas formas.
5 formas de saber se você é bilíngue, segundo especialistas
Por definição, a palavra poliglota é nome que se dá para pessoas que falam vários idiomas. O significado do termo tem origem na junção de duas palavras gregas: polý, que significa “numeroso”, e glossai (ou glottai), que quer dizer “línguas”.
Além de Fazah, outros nomes são citados quando o assunto é descobrir e estudar os maiores poliglotas de todos os tempos. O cardeal italiano Giuseppe Caspar Mezzofanti, que viveu entre os anos de 1774 e 1849, foi conhecido por suas habilidades linguísticas, já tendo afirmado dominar 38 idiomas e 40 dialetos.
*Tradutores da ONU ganham até US$ 210 mil por ano, não US$ 79 mil, como o artigo original dizia, “o que reflete a alta demanda por características singulares que um intérprete da ONU deve possuir”, de acordo com Stephen Sekel.
Nenhum diploma é obrigatório para trabalhar na área Como a profissão não é regulamentada, qualquer um pode trabalhar, com ou sem diploma. Contudo, algumas faculdades podem ajudar a atuar na área, como Letras e a própria graduação em Tradução. Mesmo assim, qualquer faculdade pode ajudar na carreira de tradutor.
Não é preciso ter curso de nível superior para exercer a profissão de tradutor juramentado. Quem quer atuar nesta área encontra cursos livres que preparam profissionais em instituições como escolas de idiomas e consulados. Se você busca uma base sólida para a sua carreira, pense em cursar uma graduação ligada à área.
Sites para trabalhar como tradutor freelancer