EQST

O Que So Os Espartanos?

O que são os espartanos?

Os espartanos eram guerreiros da Antiguidade conhecidos pela força e pelo treinamento, sendo considerados os soldados mais perfeitos. Conhecidos pela guerra e por serem os soldados mais perfeitos de todos os tempos da Antiguidade. Assim eram os espartanos.

Qual das características a seguir descreve melhor a Cidade-estado de Esparta?

Cite e explique as duas principais características da cidade-estado Esparta. As duas principais características de Esparta eram o caráter militarista e oligárquico. ... Oligárquica (governo de poucos) porque somente uma minoria da população (esparciatas) possuía direitos políticos e acesso a propriedades de terras.

Qual era o principal objetivo do governo espartano?

Extremamente rigorosa, a educação espartana tinha como objetivo principal formar soldados fortes, valentes e capazes para a guerra. ... A função deste tipo de educação para as meninas era formar mulheres saudáveis e fortes, para que pudessem, futuramente, dar a luz a soldados saudáveis e fortes para Esparta.

O que aconteceu com os descendentes dos povos derrotados pelos Dórios?

Após invadir a região da península do Peloponeso e derrotar os antigos habitantes do local em guerras, os dórios fundaram a cidade-estado de Esparta. Os descendentes dos dórios passaram a compor a camada dos espartanos.

O que era a Diarquia em Esparta?

Esparta era governada por uma diarquia, isto é, um governo que possuía dois reis, sendo eles herdeiros de famílias que exerciam essa função, segundo o mito de origem grego, desde que os descendentes de Herácles retornaram para a Lacônia e estabeleceram-se na região, junto aos dórios.

Qual era a importância dos hilotas na sociedade espartana?

Estes antigos habitantes, em regime de servidão na sociedade espartana, eram chamados de hilotas e eram responsáveis pelo cultivo da terra e pela produção de alimentos. Eles não tinham nenhum direito político e trabalhavam para sustentar toda a sociedade.

Qual era a importância da guerra para os Espartíatas?

De acordo com Tucídides, a razão fundamental da guerra foi o crescimento do poder ateniense e o temor que tal despertava entre os espartanos. A cidade de Corinto foi especialmente atuante, pressionando Esparta a fim de que esta declarasse guerra contra Atenas.

Qual era o papel da Assembleia em Esparta?

A Apela era uma Assembleia Popular formada por todos os cidadãos espartanos com mais de 30 anos, que tinha como função rejeitar ou aprovar projetos feitos pela Gerúsia, eleger os gerontes e éforos, bem como votar sobre a paz e a guerra.

Qual foi o principal poder na história de Esparta?

O principal órgão político, administrativo e judiciário de Esparta era o “Conselho de Anciãos”, também chamado de Gerúsia, composto por 28 gerontes com mais de 60 anos de idade e que já haviam cumprido suas obrigações militares, associados a um colegiado de cinco magistrados (éforos), e dois reis (diarquia), que ...

Qual foi a principal causa das guerras médicas?

A causa da guerra se deveu ao fato de que os persas estavam expandindo o seu território, a conquistar colônias gregas e dominavam, assim, o comércio do Mar Egeu. Os gregos não aceitavam essa hegemonia e entraram na disputa pelas terras da Ásia Menor.

Qual foi a causa é a consequência das Guerras Médicas?

As Guerras Médicas tiveram como principais consequências o enfraquecimento do Império Persa e a ascensão de Atenas (e Esparta) à categoria de principais centros políticos e econômicos da Grécia.