Miniconto, ou microconto, ou nanoconto, é uma espécie de conto muito pequeno, produção esta que tem sido associada ao minimalismo. ... No miniconto muito mais importante que mostrar é sugerir, deixando ao leitor a tarefa de "preencher" as elipses narrativas e entender a história por trás da história escrita.
Qualquer assunto pode ser inspiração para um bom miniconto: contos maiores, notícias de jornal, a observação da própria vida. Mas sobretudo a leitura, o conhecimento. 10. Para finalizar, faça tudo diferente, tente, invente, o miniconto é também a síntese da criatividade.
Miniconto, ou microconto, ou nanoconto, é uma espécie de conto muito pequeno, produção esta que tem sido associada ao minimalismo. O guatemalteco Augusto Monterroso é apontado como autor do mais famoso miniconto, escrito com apenas trinta e sete letras: ... Quando acordou o dinossauro ainda estava lá.
Lembra o microconto do autor de origem hondurenha Augusto Monterroso: “Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá”. Quando acordarmos, veremos que, de fato, eles ainda estão aqui. Há um dinossauro em cada árvore, gaiola ou galinheiro do mundo.
Livro de autor hondurenho traz uma simplicidade enganosa Menos de 50 letras tornaram famoso o escritor hondurenho Augusto Monterroso (1921-2003) - afinal, é assinado por ele O Dinossauro, o microconto mais famoso do mundo e que se limita a uma única frase: "Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá".
O que o miniconto sugere em relação à personagem que vivencia esse acontecimento? Que era alguém jovem, otimista e/ou promissor. 3. ... O acontecimento único e particular, uma morte por causas não naturais, cria um contraste com a caracterização da personagem como um jovem “cheio de vida”, pela oposição entre morte e vida.
Parte-se da concepção de que os antecedentes dessa forma literária se encontram no século XIX, notadamente em autores como Raul Pompéia e Machado de Assis, mas a sedimentação de seu discurso dialoga com o modernismo de 1922 e a poesia marginal da década de 1970.
Dalton Trevisan
O miniconto Nos Estados Unidos, antologias sucessivas foram lançadas com textos cada vez menores culminando na chamada microfiction, cuja antologia inaugural reúne textos de até 300 palavras.
a) Qual o sentido atribuído à palavra “barulho” no miniconto? ... c) Existe no miniconto uma ironia, ou seja, o produtor do texto escreve algo objetivando, na verdade, dizer o contrário do que escreveu.
Sinônimos de Miniconto
Autores conceituam e estipulam limites precisos, nascendo assim algumas classificações: nanocontos (até 50 letras, sem contar espaços e acentos), microcontos (até 150 toques, contando letras, espaços e pontuação) e minicontos (alguns estipulando 300 palavras; outros, 600 caracteres).
substantivo feminino Cargo ou função do curador, da pessoa responsável pela manutenção das obras de artes em museus, galerias etc.: curadoria de artes. [Jurídico] Curatela; trabalho de quem é, judicialmente, incumbido pela defesa de incapazes, de menores ou órfãos, de ausentes ou massas falidas.