EQST

O Que Medicamento Por Via Parenteral?

O que é medicamento por via parenteral?

1) Via Parenteral Refere-se à administração da droga por injeção, liberando-a diretamente no líquido tecidual ou no sangue, sem atravessar a mucosa intestinal. A ação é mais rápida e segura, não provocando irritação gástrica nem vômito.

Qual é a via parental?

Consiste na utilização de formas farmacêuticas injetáveis, em que o medicamento não passa pelo tubo gastrintestinal. A disponibilidade é mais rápida e mais previsível e a dose eficaz pode ser escolhida de forma mais precisa.

O que se entende por via parenteral?

A via parenteral é aquela que não interage com o trato gastrointestinal. Em outras palavras, esta é uma das vias de administração de medicamentos que não atravessam a mucosa intestinal. Sendo assim, a administração da droga é realizada por injeção, diretamente no líquido tecidual ou no sangue.

Quais são as vias parental?

As vias de administração parenteral mais comuns são as intravenosa (IV), intramuscular (IM) e a subcutânea (SC). A via intravenosa permite que os efeitos dos medicamentos sejam obtidos mais rapidamente.

Quais são as vias parenterais diretas?

Principais vias parenterais: Intravenosa, subcutânea e intramuscular.

Quais as vantagens e desvantagens da forma farmacêutica pomada?

As principais vantagens são a estabilidade físico-química, facilidade na administração, a possibilidade de proteger princípios ativos facilmente oxidáveis além de viabilizar a desintegração entérica. Como desvantagens temos a dificuldade na preparação, o alto custo, e a impossibilidade de ajuste de dose.

Quais os constituintes de uma fórmula farmacêutica?

Princípio Ativo: É a substância do medicamento que desempenha a ação esperada para o tratamento. Forma Farmacêutica: É a forma física de apresentação do medicamento. Ex: comprimido, solução, suspensão, emulsão, xarope, supositório, creme, pomada, etc.

Quais são as formas farmacêuticas?

Formas farmacêuticas

  • Comprimidos;
  • Cápsulas;
  • Drágeas;
  • Pílulas;
  • Soluções;
  • Suspensão;
  • Emulsão;
  • Óvulos;

Quais são os principais componentes de uma formulação farmacêutica?

Entendemos por apresentação a forma farmacêutica ou cosmética tal como esta é entregue ao paciente, isto é, a forma com todos os componentes de sua formulação: ativos, princípios ativos, excipientes.

Quais são os componentes básicos para a formulação de uma pomada?

As substâncias mais comuns empregadas na formulação desta categoria são vaselina, parafina líquida, óleos vegetais ou animais, glicerídeos sintéticos e ceras.

O que é solução farmacêutica?

SOLUÇÃO. É a forma farmacêutica líquida; límpida e homogênea, que contém um ou mais princípios ativos dissolvidos em um solvente adequado ou numa mistura de solventes miscíveis.

Qual a diferença entre fórmula e forma farmacêutica?

No caso da fórmula acima, a forma farmacêutica é a pomada. O desenvolvimento de uma nova forma farmacêutica envolve a realização preliminar do estudo de pré-formulação para que sejam reunidas informações sobre as características físicas, químicas e mecânicas dos constituintes da formulação.