Para o PCN: Tema Transversal Pluralidade Cultural, o educador deve proporcionar a seus alunos a valorização das diversas culturas presentes no Brasil e o respeito a elas. O professor deve oferecer a seus alunos, e construir junto a eles, um ambiente de respeito e aceitação, de interesse e de valorização.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) são diretrizes separadas por disciplinas elaboradas pelo governo federal e não obrigatórias por lei.
Os temas transversais são constituídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) e compreendem seis áreas: Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade), Orientação Sexual (Corpo: Matriz da sexualidade, relações de gênero, prevenções das doenças sexualmente Transmissíveis) , Meio Ambiente (Os ciclos da ...
Ao abordar a pluralidade cultural do Brasil, o professor deve promover no aluno o sentimento de valorização cultural do país, além do reconhecimento e respeito das diferentes culturas, mostrando que não existe uma melhor ou mais desenvolvida que a outra.
A temática da Pluralidade Cultural diz respeito ao conhecimento e à valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira, ...
Atualmente estamos convivendo muito com a diversidade cultural e a pluralidade, o que significa que estamos convivendo com as diferenças culturais dos seres humanos que podem ser de vários tipos, como a linguagem, danças, vestuário, religião, a convivência de ideias, entre outras.
Existência de muitas variações de alguma coisa ao mesmo tempo; diversidade. Exemplo de uso da palavra Pluralidade: ... muitos possuem varias culturas, raça, carros, até um jeito de dormir nos diferencia uns dos outros; também abrange a um status econômico , que é uns dos aspectos mais relacionados a diversidade!(
De acordo com o dicionário: diversidade é um substantivo feminino que significa a qualidade daquilo que é diverso, diferença, dessemelhança, variação, variedade, multiplicidade. Mas, também pode significar ausência de acordo ou divergência.
Pluralidade Cultural diz respeito ao reconhecimento e à valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no mesmo território nacional, por exemplo, o índio, afrodescendente, imigrante, é urbano, sertanejo, caiçara, caipira etc.
substantivo feminino Diversidade; condição do que existe em grande quantidade; fato de não existir ou ser único, de ser diverso ou diferente: pluralidade racial, cultural.
Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. ... Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
Para podermos tratar de diversidade cultural, é necessário apresentar os tipos de cultura existentes:
Exemplos
A diversidade cultural brasileira é indispensável para que se construa o conceito de diferenciação e pluralidade com relação à identidade social de cada indivíduo. A partir daí, é que preconceitos são desconstruídos e a igualdade é construída.
A diversidade representa a união dessas pluralidades, convivendo em harmonia, com respeito ao que é diferente e, sobretudo, visando a uma sociedade mais justa. Dessa forma, conceito de diversidade pode andar lado a lado com qualquer tipo de instituição.
Enquanto fonte de intercâmbios, inovação e criatividade, a diversidade cultural é tão necessária para a Humanidade como a biodiversidade o é para a natureza. Neste sentido, constitui o patrimônio comum da Humanidade e deve ser reconhecida e afirmada em benefício das gerações presentes e futuras.
Resposta: a diversidade cultural é muito importante para a construção de uma sociedade pois isso mostra as diferenças entre crenças,praticas,culturas e etc de vários povos,oque pode acabar com preconceito.
A diversidade humana ou social significa infinidade de diferenças entre as pessoas ou grupos que compõem a vida em comunidade. E, portanto, devem ser compreendidos e respeitados como são. ... Não há culturas menos importantes do que outras, nem pessoas.
Diversidade significa variedade, pluralidade, diferença. Diversidade é a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si, ex.: diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, linguística, religiosa etc.
A diversidade religiosa é representada pela grande variedade de religiões presentes em todo o mundo. ... Na prática, a diversidade religiosa é vista quando encontramos diferentes templos religiosos (com crenças diferentes) em uma determinada cidade.
A definição de diversidade pode ser entendida como o conjunto de diferenças e valores compartilhados pelos seres humanos na vida social. ... Este conceito está intimamente ligado aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes modos de percepção e abordagem, heterogeneidade e variedade.
Pensar a diversidade como direito implica em transcender os limites da tolerância e construir relações sociais que se pautem no respeito ao outro e na compreensão de que o diverso é fundamental, necessário e contingente.