Os dígrafos vocálicos são: am, em, im, om, um, an, en, in, on, un. Portanto, a palavra que possui dois dígrafos é: CORRENDO.
Já em nascer, há um dígrafo, pois sc tem um som só: s.
Pode-se afirmar que na palavra “sombra” ocorre um dígrafo vocálico, porque o encontro "om" representa um só fonema. Assim, temos duas letras que representam um único fonema. Portanto, trata-se de um dígrafo.
Encontro consonantal é o encontro de duas consoantes, as duas consoantes são pronunciadas. Dígrafo é o encontro de duas letras com um único som.
Os encontros vocálicos são o encontro de vogais ou semivogais, sem consoantes entre elas. Exemplos: mãe, poeta, piada. Os encontros vocálicos são classificados em ditongo, tritongo e hiato. Os encontros consonantais são a sequência de duas ou mais consoantes, sem a presença de vogais entre elas.
A presença na mesma sílaba de dois sons vocálicos (vogal e semivogal) constitui o encontro vocálico, que é classificado em ditongo, tritongo e hiato. A palavra é composta basicamente por fonemas e letras. Estas, por sua vez, são classificadas em vogais, semivogais e consoantes.
Hiato, ditongo e tritongo são os três tipos de encontros vocálicos que existem. ... Hiato é o encontro de duas vogais em sílabas diferentes. Exemplos: moeda (mo-e-da), piada (pi-a-da), piolho (pi-o-lho). Ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba.