Para identificar se uma ligação é covalente, iônica ou metálica basta visualizar os átomos que se ligam. Se forem ametais, a ligação é covalente; se for um metal e outro ametal, a ligação é iônica. Se todos forem metais, a ligação é metálica.
A ligação covalente pode ocorrer entre os seguintes elementos: hidrogênio, ametais e semimetais. Os metais nunca participam desse tipo de ligação. Não pare agora...
Em outras palavras, as ligações químicas acontecem quando os átomos dos elementos químicos se combinam uns com os outros e os principais tipos são: Ligações iônicas: transferência de elétrons; Ligações covalentes: compartilhamento de elétrons; Ligações metálicas: existência de elétrons livres.
Os metais que podem fazer esse tipo de ligação estão nos grupos 1, 2 e 13 da tabela periódica, sendo eles os metais alcalinos, os alcalino-terrosos e os metais pertencentes ao grupo do boro. O hidrogênio (H), apesar de NÃO ser um metal alcalino, encontra-se na família IA e também pode realizar ligações iônicas.
Resposta: A ligação covalente pode ocorrer entre os seguintes elementos: hidrogênio, ametais e semimetais. Os metais nunca participam desse tipo de ligação.