Macrossociologia: Sociologia que tem por objeto o estudo da sociedade globalmente, nas principais estruturas, tais como: econômicas, ideológicas etc.
O objeto principal de análise de Georg Simmel, não é nem o individuo, nem a sociedade em si: todo o seu interesse norteia a interação criadora entre esses dois pólos: a produção da sociedade pelos indivíduos; e a conformação permanente dos indivíduos pela sociedade, constitui, neste sentido, a matriz fundadora do ...
Simmel trata neste texto, ao menos em minha compreensão, da relação entre o indivíduo e a metrópole, da influência da grande cidade moderna na personalidade e na vida mental dos seus habitantes. ... A cidade exalta a liberdade do indivíduo face aos grupos de pertença, liberdade sem amarras.
As atitudes de reserva, descritas pelo sociólogo George Simmel, representam mecanismos de defesa psíquica frente ao bombardeamento de informações da vida urbana.
Poluição, trânsito caótico, barulho excessivo, falta de tempo e excesso de compromissos. Viver em grandes cidades é estressante e pode afetar a saúde. Em contrapartida, essa é a principal oportunidade para quem quer construir uma carreira no mercado de trabalho e estudar em reconhecidas universidades, por exemplo.
Metrópole é uma cidade de elevado desenvolvimento urbano que organiza em torno de si uma centralidade responsável por estabelecer uma rede composta por cidades a ela dependentes, compondo uma densa rede urbana, onde se concentram as principais atividades, empregos e capitais de uma determinada região.
Significado de Metrópole substantivo feminino Cidade principal de um país, de um estado, de uma região; cidade muito grande; capital: Tóquio, no Japão, é uma das maiores metrópoles do mundo. Cidade grande e de importância no cenário nacional: São Paulo é uma metrópole brasileira.
substantivo feminino Ação de adaptar, de ajustar uma coisa a outra; resultado desta ação: adaptação do texto ao tema.
Resposta. Atividades financeiras, gestão de informação, população e nível de industrialização.
As metrópoles são grandes cidades que têm grande poder de influência econômica sobre outras cidades que se encontram relativamente próximas. Essas cidades, geralmente, possuem uma população superior a 1 milhão de habitantes e oferecem uma grande variedade de mercadorias para consumo e serviços.
A metrópole corresponde aos principais pontos de representação da economia capitalista sobre o meio urbano e geográfico. Uma metrópole é um tipo de cidade responsável por gerar uma grande dependência econômica, política e social em outras localidades e regiões.
Segundo o IBGE, a nova classificação de Campinas ocorre devido a um elevado número de empresas e instituições públicas, atraindo contingentes populacionais muito significativos de outras cidades para acessarem bens e serviços, além de ser um polo tecnológico e logístico relevante, cortada por rodovias importantes ( ...
Metrópolis (no original em inglês: Metropolis) é uma cidade fictícia localizada nos Estados Unidos que aparece nas histórias da DC Comics, sendo o lar do Superman e cenário para a maioria das aventuras do personagem ao longo de décadas.
A demanda de habitação gerada pelo crescimento vertiginoso da população era (e ainda é) enorme. Além dos imigrantes, a partir de 1930, principalmente, a cidade também recebeu grande número de trabalhadores vindos de outros estados brasileiros.
São Paulo
São Paulo é a maior metrópole da América Latina e tem eventos e atrações todos os dias. A capital paulista é o principal centro financeiro, mercantil e corporativo da América do Sul, vive movimentada e tem atrações para literalmente todos os gostos.
Uma metrópole é uma cidade muito grande, que são cidades centrais, ou seja, tudo gira em torno dessa cidade. No caso de São Paulo, não somente as cidades ao redor giram em torno dela mas o Brasil inteiro, isso porque, São Paulo é a capital financeira do país.