Esta teoria defendia que a doença era causada por um miasma composto por odores venenosos e cheiros fétidos, provenientes de pântanos, de poças d'água estagnada e de matéria orgânica em decomposição.
Psora e sicose são aspectos diferentes de defesa e adaptações patológicas de uma mesma função de eliminação.
Foliculites bacterianas: podem ser tratadas com antibiótico tópico, oral ou uma combinação dos dois. Também pode ser recomendado evitar raspar/barbear a área, até que a infecção regrida. Pseudofoliculite da barba: trocar a lâmina pelo barbeador elétrico pode ser uma opção.
A Foliculite de barba ou sicose vulgar, uma infeccao de pele que afeta principalmente o sexo masculino na adolescência, tendo como agente etiológico bactérias do gênero Staphylococos, sendo que outros gêneros de bactérias e fungos podem gerar esta afecção da pele.
Como tratamento, indicam-se aplicações de ácido salicílico e laser secativo e uso de antibióticos tópicos. Esfoliar a pele com movimentos circulares ajuda a evitar a obstrução e inflamação dos folículos.
No acometimento cutâneo extenso, há necessidade de antibióticos sistêmicos (p. ex., cefalexina, 250 a 500 mg por via oral, 3 a 4 vezes ao dia, por 10 dias). Se essas medidas não resultarem em cura, ou a foliculite recidivar, procede-se para a coloração e cultura de Gram das pústulas para descartar a etiologia do S.
A dose usual para adultos é de 250mg a cada 6 horas. Para tratar faringites estreptocócicas, infecções da pele e estruturas da pele e cistites não complicadas em pacientes acima de 15 anos de idade, uma dose de 500mg ou 1g pode ser administrada a cada 12 horas. O tratamento de cistites deve ser de 7 a 14 dias.
TRATAMENTO DO FURÚNCULO Os antibióticos como a neomicina, bacitracina, mupirocina ou ácido fusídico e a drenagem quando a lesão apresenta flutuação, são curativos.
A dose para o Cloridrato de Tetraciclina como antibacteriano sistêmico e antiprotozoário é de 500 mg a cada 6 horas ou 500 mg a 1 g a cada 12 horas. No tratamento da acne, administra-se inicialmente 500 mg a 2 g ao dia, em doses divididas, nos casos moderados a graves como adjuvante terapêutico.
500 mg, 4 vezes ao dia, durante pelo menos 7 dias.
Como se usa doses em termos de cloridrato ou de fosfato de tetraciclina. 1 hora antes ou 2 horas depois das refeições. Não deitar imediatamente para evitar irritação gastrintestinal. não tomar o produto com leite nem consumir laticínios (queijos, iogurte e outros derivados do leite) com menos de 2 horas de intervalo.
A tetraciclina está indicada para o tratamento de Acne vulgaris, infecções geniturinárias, gengivoestomatite, granuloma inguinal, linfogranuloma venéreo, otite média, faringite, pneumonia, sinusite, tifo, sífilis e outras infecções causadas por bactérias sensíveis à tetraciclina.
O efeito da tetraciclinas pode ser anulado pela ingestão com leite. Os anti-inflamatórios causam irritação no estômago, por isso devem ser administrados junto com as refeições. Alimentos gordurosos favorecem a dissolução da griseofulvina (antifúngico), aumentando sua absorção.
Bebidas alcoólicas não podem fazer parte da alimentação diária durante o uso de antibióticos já que podem piorar os efeitos colaterais, como náusea, dor abdominal, ondas de calor, batimento cardíaco rápido ou irregular, dores de cabeça, tontura e sonolência.