Função. A hipoderme apresenta importante funções para o organismo, das quais destacam-se: Reserva de energia: o tecido adiposo armazena energia que pode ser utilizada pelo corpo em momentos de necessidade. Em casos de jejuns prologados, por exemplo, o organismo utilizará a energia acumulada no tecido adiposo.
A hipoderme compõe-se por duas camadas: areolar e lamelar (Azulay e Azulay, 1999). A camada areolar da hipoderme é composta por adipócitos globulares e volumosos, em disposição vertical, onde os vasos sanguíneos são numerosos e delicados.
Hipoderme, para o que é indicado e para o que serve? Este medicamento é destinado à proteção e tratamento das assaduras, e é feito especialmente para a pele sensível do bebê. Hipoderme® também protege contra a ação de agentes naturais como sol, vento, poeira, água do mar, etc.
A Epiderme, Derme e Hipoderme compõem uma classificado de tecidos chamados Tecidos Epiteliais de Revestimento.
Sob a pele, há uma camada de tecido conjuntivo frouxo, o tecido subcutâneo, rico em fibras e em células que armazenam gordura (células adiposas ou adipócitos). A camada subcutânea, denominada hipoderme, atua como reserva energética, proteção contra choques mecânicos e isolante térmico.
Tecido celular subcutâneo ou hipoderme corresponde a última camada da pele, é constituído por fibras e células de gordura Funciona como reserva de energia (para o corpo não entrar em sofrimento quando ficamos horas sem se alimentar) e isolante térmico (diminui o risco de termos quedas bruscas da temperatura corporal no ...
adjetivo Localizado sob a pele; que está por baixo da pele: tumor subcutâneo; tecido subcutâneo. Que se aplica por baixo da pele: injeção subcutânea; anticoncepcional subcutâneo.
Injeção subcutânea para cachorro: são aquelas administradas sob a pele. Elas são geralmente aplicadas no pescoço, perto da cernelha, que é a área da coluna vertebral entre as escápulas. Injeção intramuscular para cachorro: são as que se aplicam no músculo, como seu próprio nome indica.
Figura 4: (A) Forma correta de aplicação da injeção subcutânea. A pele deve ser puxada para formar uma prega e deve-se introduzir a agulha paralelamente ao corpo do animal, de cima para baixo, permitindo a injeção no tecido subcutâneo e evitando refluxo do líquido.
A administração por injeção (administração parenteral) inclui as seguintes vias: Subcutânea (sob a pele) Intramuscular (no músculo) Intravenosa (na veia)
Os medicamentos injetáveis têm efeito mais rápido, já que caem quase imediatamente na corrente sanguínea, ao contrário dos comprimidos, que precisam dissolver no estômago e ser absorvidos pelo intestino delgado, para que só então caiam no sangue e façam efeito, o que leva cerca de 30 minutos.
pH local: conforme o pH local, o fármaco pode ser ionizado, processo que dificulta a sua absorção.