R: Método Francês: Tinha como objetivo o aperfeiçoamento motor considerando as dimensões anatômicas e fisiológicas dando ênfase nas qualidades físicas mais utilizadas na vida cotidiana, no desenvolvimento físico integral, no aumento da resistência orgânica.
Juntamente aos conteúdos apresentados, a prática da Educação Física pelo Método Francês buscou associar-se a elementos como a natureza, o prazer, a energia e a raça, princípios tão caros a uma sociedade francesa do pós-guerra.
Métodos Ginásticos Europeus é métodos de disciplina corporal e de trabalho com o corpo, cujos objetivos eram fortalecer, embelezar e etc..
A Educação Física Higienista foi a fase que aconteceu até o ano de 1930, e se preocupava em colocar a EF como agente potencializadora de saneamento público, dava ênfase à questão da saúde, e tinha a EF como importante papel de formação de homens sadios e fortes, na busca de uma sociedade livre de doenças infecciosas e ...
O higienismo é uma doutrina que nasceu na primeira metade do século XIX, quando os governantes começaram a dar maior atenção à saúde e à moral dos habitantes das cidades. Considerava-se que a doença era um fenômeno social que abarcava todos os aspectos da vida humana.
Física Higienista é produto do pensamento liberal, principalmente no âmbito da escola,como “redentora da humanidade”. É uma concepção particularmente forte nos anos finais do Império e no período Primeira República (1889-1930).
A próxima tendência a surgir é a Pedagogicista, que teve seu período compreendido entre 1945 a 1964, seu principal objetivo era manter o indivíduo como o centro das atenções, utilizando a Educação Física como caráter reprodutivista dos modelos sociais existentes, preparando o aluno para o altruísmo, o culto as riquezas ...
Na abordagem Recreacionista existe a crítica excessiva ao esporte de rendimento, com isso os procedimentos voltaram-se para o outro extremo, os alunos é que decidem o que vão fazer na aula, escolhendo o jogo e a forma Page 8 8 como querem praticá-lo. Percebe-se uma ênfase maior sobre o jogo do que ao Esporte.
Seu objetivo e fundamental é a caracterização da e competição e da superação individual como valores fundamentais e desejados para a sociedade moderna. A educação física competitivista volta-se, então, para o culto do atleta-herói; aquele que a despeito de todas as dificuldades chegou ao podium.
As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo. A escola libertadora, também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido.
O método de Paulo Freire, referência da Pedagogia Libertadora, tem por princípio a certeza de que a educação é um ato político, de construção do conhecimento e de criação de outra sociedade - mais ética, mais justa, mais humana, mais solidária. ... Paulo Freire é sem dúvida alguma: “Um educador humanista e militante.