A palavra profilático ou profilaxia refere-se a um conjunto de precauções que tem como objetivo evitar uma doença. Um tratamento profilático é um tratamento preventivo. No caso da hemofilia, o tratamento profilático tem como objetivo prevenir a ocorrência de hemorragias.
São princípios da administração de medicamentos, exceto: Avaliar dose, via e hora da medicação, não sendo necessário averiguar a compatibilidade medicamentosa. Avaliar, sempre que possível, experiências anteriores da pessoa relativas ao(s) medicamento(s) que será(ão) administrado(s).
Em 1872 ele se tornou um professor de farmacologia na Universidade de Estrasburgo, onde permaneceu pelos próximos 46 anos. Schmiedeberg é muitas vezes reconhecido como o "pai da farmacologia moderna". Fundou junto com Bernard Naunyn a primeira revista de farmacologia de publicação regular.
Nos cursos de enfermagem a disciplina de farmacologia possui a importante missão de formar profissionais com conhecimentos científicos que contribuam para a execução de uma terapêutica racional, na qual os riscos sejam apenas aqueles decorrentes da natureza química do fármaco, mas não da ação humana inadequada.
Droga é qualquer substância que cause alguma alteração no funcionamento do organismo por ações químicas, com ou sem intenção benéfica.
A droga se chama tóxico e seu estudo é realizado pela toxicologia. A palavra droga é conhecida por leigos para indicar substâncias de abuso, tipo cocaína, maconha e outras. A farmacologia médica estuda principalmente a droga-medicamento com os efeitos terapêuticos e desejáveis.