No caso de não descobrir onde exatamente está o curto-circuito, tente desligar a chave geral e chamar um eletricista profissional. Vale lembrar que mesmo com um disjuntor para garantir a segurança da rede, não é incomum que os fios não suportem o curto e acabem derretendo.
Os sinais da presença de um curto-circuito incluem:
Se a empresa constatar que o dano ocorreu por causa da queda de energia elétrica, ela poderá ressarcir o valor do equipamento queimado, realizar o conserto ou entregar um aparelho novo ao consumidor.
Arme o disjuntor e encoste uma ponta de prova no parafuso de entrada do disjuntor e a outra ponta no parafuso de saída. O medidor então emitirá um som de bip. Isso quer dizer que a corrente está passando da maneira correta. Isso quer dizer que o disjuntor está funcionando como deveria.
Um curto-circuito, seja ele em casa ou em ambientes comerciais, pode causar danos dos mais variados tipos. Os principais são queima de equipamentos, tais como geladeira, televisão, máquinas em geral, etc. ... Casos mais específicos de curto-circuito podem levar até à morte, caso um pessoa tome um choque.
O fato de ela passar pelo coração, que é um músculo, causa os espasmos que alteram o ritmo cardíaco, deixando-o irregular. Os choques mais perigosos acontecem quando uma pessoa segura com as duas mãos o fio elétrico, pois o caminho a ser percorrido pela corrente elétrica fica mais próximo do coração.
Fusíveis são dispositivos de segurança que protegem os circuitos elétricos contra os danos que podem ser causados por uma sobrecarga de corrente elétrica.
Elo fusível é utilizado no interior do cartucho ou porta- fusível, preso nas suas extremidades. fusível e tem por função possibilitar a abertura da mesma em carga. Sem este gancho não é possível manobrar a chave sob carga, uma vez que ela não possui um sistema para extinção do arco elétrico.
Os fusíveis DIAZED são utilizados na proteção de curto-circuito em instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais, quando corretamente instalados, permitem o seu manuseio sem riscos de toque acidental. Atendem as correntes nominais de 2 a 100 A.
Os fusíveis protegem dispositivos eletrônicos no carro. No caso de uma sobrecarga, ele irá explodir para que a corrente elétrica excedente não atinja o equipamento.
a) tipo "H" - elos fusíveis de alto surto, com alta temporização para corrente elevadas; b) tipo "K" - elos fusíveis rápidos tendo relação de rapidez variando entre 6 (para elo fusível de corrente nominal 6A) e 8,1 (para elo fusível de corrente nominal 200A); c) tipo "T" - elos fusíveis lentos tendo relação de rapidez, ...
Com os valores de Ip e Tp entramos na curva para dimensionar o fusível. corrente no mínimo 20% superior a corrente nominal (In) do motor.
Entre os equipamentos de proteção, encontramos disjuntor, relé, seccionalizadora automática (SA), religadora automática (RA), pára-raios e chave fusível, também conhecida como chave Matheus, devido este ser um de seus fabricantes.