Aprenda 10 maneiras de maximizar o desempenho cognitivo do seu cérebro
Em linhas gerais, o transtorno cognitivo leve, também chamado comprometimento cognitivo leve (CCL) caracteriza-se por alterações da memória, da orientação e da capacidade de aprendizado, além da diminuição da capacidade de concentração para a realização de atividades.
A deterioração cognitiva ligeira (DCL) cursa com uma ligeira perda de memória sem envolvimento significativo de outras funções cognitivas. Cerca de 12% destes doentes, progridem anualmente para doença de Alzheimer, pelo que é importante procurar fármacos que possam prevenir e atrasar a evolução da demência.
Perda de memória, falta de atenção e dificuldades relacionadas ao raciocínio lógico são sintomas do declínio cognitivo. O envelhecimento é a fase em que o organismo entra em processo de declínio e o cérebro pode funcionar mais devagar.
A Avaliação Cognitiva Geral (CAB) permite medir com precisão uma ampla variedade de habilidades cognitivas....Bateria On-line para Avaliação Cognitiva Geral (CAB)
Os sinais iniciais do comprometimento cognitivo leve
Existem diversas causas para a perda de memória, sendo que a principal é a ansiedade, mas também pode estar associada a diversas condições como a depressão, alterações do sono, uso de remédios, hipotireoidismo, infecções ou doenças neurológicas, como doença de Alzheimer.
“Pequenos lapsos de memória são extremamente comuns desde a infância até a fase senil e nem sempre é doença. Na maioria das vezes, nosso cérebro, num processo de escolha das memórias mais necessárias, acaba excluindo aquelas que não são ou as deixando menos acessíveis.
O branco, costuma estar associado a situações de ansiedade ou estresse agudo. “A pessoa fica tão ansiosa, precisa lembrar do nome de uma pessoa e não lembra por nada. São quadros leves, que têm relação com aquela situação.
Se a perda de memória pode deve estar associada á estresse e a ansiedade ; ou também á outras patologias como problemas na tireoide ,diabetes,hipertensão,carência vitamínica ,déficit de atenção . Caso esteja persistindo deve sim ser investigada .
Com um dia a dia cada vez mais corrido e atarefado é muito comum esquecer alguma coisa pelo caminho. Mas, às vezes, esses esquecimentos frequentes podem ser sinal de um nível mais grave de estresse, ou então de depressão, e até mesmo de alguma doença neurológica.
Os principais motivos são distúrbios de ansiedade, depressão, falta de sono adequado, sobrecarga mental, além de problemas nutricionais e hormonais. SAÚDE: Como o estresse prejudica o cérebro e, consequentemente, a memória?