Confira algumas práticas simples para estimular a fala das crianças!
Quando o atraso na fala é considerado um problema?
Uma pessoa com disartria não consegue articular e pronunciar bem as palavras devido a uma alteração no sistema responsável pela fala, envolvendo músculos da boca, língua, laringe ou cordas vocais, o que pode proporcionar dificuldades na comunicação, engolir alimentos e o isolamento social.
Mas então como saber se o meu pequeno tem apraxia da fala?
A apraxia é a incapacidade para realizar tarefas que exijam recordar padrões ou sequências de movimento. Pessoas com apraxia não conseguem se lembrar ou fazer a sequência de movimentos necessários para completar tarefas complexas ou de habilidade simples, apesar de ter a capacidade física para realizar tarefas.
Apraxia da fala adquirida A apraxia adquirida pode ocorrer em qualquer fase da vida, podendo ser causada por uma lesão cerebral, devido a um acidente, infecção, AVC, um tumor no cérebro ou devido a uma doença neurodegenerativa.
Muitas pessoas confundem a apraxia e a dispraxia em função de ambos afetarem a articulação sequencial de fonemas durante a fala. A diferença é que apraxia é adquirida e a dispraxia é inata, ou seja, a pessoa nasce com ela.
Praxia é a habilidade de contextualizar, planejar e completar ações motoras com sucesso em situações novas, é uma habilidade natural que se desenvolve conforme a criança tem interações de sucesso com pessoas e objetos no ambiente e sustenta a capacidade da criança de aprender novas habilidades: assistindo, imitando ou ...