então estas dicas vão te ajudar a minimizar os efeitos desse reflexo:
REFLEXOS PRIMITIVOS: Presentes: sucção, Moro, mão-boca, preensão palmar, preensão plantar, cutâneo-plantar extensor – desapareceram: marcha reflexa, apoio plantar, reptação, tônico-cervical assimétrico .
O ato reflexo é de extrema importância para a sobrevivência, pois ajuda a tomar decisões que necessitam de resposta imediata. Isso evita, por exemplo, que tenhamos graves ferimentos como ao tocar em uma panela quente.
Para avaliar o reflexo de preensão palmar, o examinador deve posicionar o dedo index na palma da mão da criança, obtendo como resposta a flexão dos dedos.
Caracteriza-se por uma extensão dos pododáctilos em forma de leque, quando um firme estímulo táctil (que não deve chegar a ser doloroso, nem causar desconforto ou lesão na pele) é aplicado à sola lateral do pé. ... Flexão: os dedos do pé curvam-se para baixo. Esta é a resposta normal observada em adultos hígidos.
Consiste na avaliação de 5 itens do exame físico do recém-nascido, com 1, 5 e 10 minutos de vida. Os aspectos avaliados são: freqüência cardíaca, esforço respiratório, tônus muscular, irritabilidade reflexa e cor da pele. Para cada um dos 5 itens é atribuída uma nota de 0 a 2.
Funciona como se fosse uma “prova”, feita no primeiro e no quinto minuto de existência, que avalia cinco itens do exame físico do recém-nascido: freqüência cardíaca, esforço respiratório, tônus muscular, irritabilidade reflexa e cor da pele. Cada um dos parâmetros recebe nota 0, 1 ou 2.
O teste é geralmente realizado no primeiro e quinto minutos após o nascimento e é repetido posteriormente se o índice permanece baixo. O boletim Apgar de primeiro minuto é considerado como um diagnóstico da situação presente, índice que pode traduzir sinal de asfixia e da necessidade de ventilação mecânica.
O escore de Apgar, também chamado de índice de Apgar ou escala de Apgar, é um dos métodos mais utilizados para a avaliação imediata do recém-nascido (RN), principalmente, no primeiro e no quinto minutos de vida.
A escala de APGAR, também conhecida como índice ou escore APGAR, é um teste feito no recém-nascido logo após o nascimento que avalia seu estado geral e vitalidade, ajudando a identificar se é necessário qualquer tipo de tratamento ou cuidado médico extra após o nascimento.
Você sabia que os primeiros pelos do bebê começam a se formar ainda no segundo trimestre da gravidez, por volta da 20ª semana? Trata-se do chamado lanugo (ou lanugem), uma espécie de penugem que cobre todo o corpo durante a vida intra-uterina, exceto lábios, palmas das mãos, solas dos pés e genitálias.
camada aveludada (de pelos) que aparece em alguns vegetais, revestindo folhas, frutos, etc.
Lanugo (ou lanugem) é a penugem que cobre todo o corpo do bebê durante sua vida intra-uterina, exceto lábios, palmas das mãos, solas dos pés e genitálias.
A função do lanugo é proteger o bebê no ventre materno de lesões e também manter a temperatura regularizada enquanto ele está imerso no líquido amniótico. Por essa razão, durante a vida intrauterina, todo o corpo do feto é coberto por essa penugem.
Essa camada de pelos chamada "lanugem" é decorrente da quantidade de hormônios que a mamãe transferiu para o bebê durante a gestação. A pelugem que cresce, ainda no ventre materno, funciona como capa protetora para a pele da criança que ainda não a tem firme e resistente.
A lanugem vem da quantidade de hormônios que a mamãe passou para seu filho durante a gravidez. Ao longo do tempo, esses pelinhos caem, incluindo os da cabeça, dando lugar a novos pelos que aparecem já com características genéticas e próprias da criança.
Mancha mongólica é aquela mancha arroxeada que muitos recém nascidos possuem na região das nádegas e costas. Muitas vezes, em maternidades, fui questionado o que havia acontecido na hora do parto para que os bebês tivessem aquelas “manchas roxas”.
PORQUE ELAS APARECEM? Apesar de pouco conhecida, a mancha mongólica é muito comum, não só no Brasil, mas em toda a América Latina. Ela ocorre em função da miscigenação, isto é, a mistura de raças. O nome faz menção aos mongóis, um grupo étnico que habitava a Ásia Central.
Se a mancha for localizada em outras áreas do corpo do bebê, não for tão extensa ou surgir de um dia para o outro, pode-se suspeitar de um hematoma, que ocorre devido a uma pancada, traumatismo ou injeção. Se houver suspeita de violência contra o bebê deve-se avisar os pais ou as autoridades.
Trata-se de pequenas manchas de coloração roxa, verde ou rosa e que costumam aparecer em bebês recém-nascidos na região das costas ou do bumbum. O nome “mongólica” existe por conta da região asiática, que é onde os casos dessa mancha mais aparecem: em cerca de 90% dos bebês.