O forame vertebral é uma forma triangular no interior do arco, de dimensões maiores que nas vértebras torácicas, mas menores do que as vértebras cervicais. Os processos articulares superior e inferior são bem definidos, e se projetam superior e inferiormente das junções dos pedículos e das lâminas, respectivamente.
Forâmen ou forame (do latim foramen,ĭnis: 'abertura, saída, porta'), em anatomia, é qualquer abertura para passagem de músculos, vasos, artérias, veias e outras estruturas, através de ossos ou entre ligamentos, permitindo a conexão de uma parte do corpo a outra.
O canal mandibular localiza-se no interior do corpo da mandíbula, que se origina no forame mandibular e termina no forame mentual dando passagem ao nervo, artéria e veia alveolares inferiores.
O Forame oval pervio patente se trata de um defeito no tabique atrial, sendo considerado como uma cardiopatia congênita comum, muito frequente, pouco ou não sintomatica até certa fase da vida, o shunt significa que existe passagem de sangue venoso do atrio direito (AD) ao atrio esquerdo (AE), apesar de ser discreto é ...
O forame oval é uma estrutura embriológica indispensável à sobrevivência do feto. Ele é formado pela superposição das porções livres dos septos primum e secundum, permitindo a existência de um orifício virtual necessário à passagem de sangue do lado direito para o esquerdo do coração1,3.
RESUMO: Introdução: O forame oval (FO) tem extrema importância na circulação fetal, pois conduz o sangue altamente oxigenado proveniente da placenta diretamente ao átrio esquerdo.
Através dos vasos sanguíneos do cordão umbilical, o feto recebe todo o apoio de oxigênio, nutrição e vida necessário da mãe por meio da placenta. Resíduos de produtos e dióxido de carbono do feto são enviados de volta, através do cordão umbilical e da placenta, para a circulação da mãe – para ser eliminado.
A fossa oval é um vestígio(remanescente) do forame oval. Inicialmente o seio venoso se abre no centro da parede dorsal do átrio primitivo. Devido à formação da veia braquiocefálica esquerda e da degeneração da veia vitelínica esquerda, ocorre desvio de sangue da esquerda para a direita (Figura 11).
A quantidade normal de batimentos é de 50 a 90 batimentos por minuto (bpm)”, explica o cardiologista. O especialista ressalta que evitar as arritmias ainda é a melhor maneira de impedir morte súbita ou derrames causados pela doença.