A hepatite A é causada por um vírus RNA de fita simples positiva, que pertence à família Picornaviridae, denominado vírus da hepatite A (HAV), que se replica no fígado, é excretado na bile e eliminado nas fezes, resultando na transmissão pela via fecal-oral.
Para saber se alguém tem hepatite A deve fazer o Anti-HAV IgM e este dar reagente. O Anti-HAV IgG positivo significa que a pessoa já teve hepatite A ou foi vacinada. Que você já teve hepatite A no passado, ou foi vacinado. Caso o HAV IgM isoladamente esteja positivo, significa doença ativa recente.
Na doença aguda e nos meses seguintes a infecção o IgM anti-HAV é reagente, ou seja se reagente ou positivo para IgM anti-HAV significa infecção atual ou recente e se não-reagente ou negativo significa ausência de infecção atual ou recente.
Hepatite A É considerada a mais branda e que pode ter evolução benigna.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos comum no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia.
A hepatite é uma doença viral infecciosa, que ataca o fígado e pode ser aguda ou crônica. Existem cinco tipos identificados de hepatite: A, B, C, D (Delta) e E. As dos tipos A e E só se manifestam de forma aguda, e o paciente elimina o vírus do organismo depois da crise.