Um Exu Porteira cuida de todos os portais e passagens de diversos lugares nos Planos Espirituais. ... Ele é o intermediário entre dois planos, sejam eles: espiritual e terreno, ígneo e telúrico, etérico e astral, ou outros.
É se dar,acima de tudo a um trabalho espiritual. É saber que um terreiro,um centro, uma casa de Umbanda é um local espiritual e não a Religião de Umbanda em seu todo, mas todos os terreiros,centros e casas de Umbanda, representam a Religião de Umbanda.
O local para a realização das cerimônias da umbanda chama-se Casa, Terreiro ou Barracão. Igualmente, são feitas várias celebrações ao ar livre, junto à natureza, em rios, cachoeiras ou na praia. Essas cerimônias são presididas por um “pai” ou “mãe”, um sacerdote que dirige os ritos e comanda a casa.
Os umbandistas, em seus rituais, tocam batuques e cantam cânticos sagrados em português, além de receberem incorporações (por meio dos médiuns) das entidades, que têm o poder de curar, aconselhar, avaliar e modificar a vida das pessoas.
Porque Exu me ensinou que se eu desejo algo, eu tenho que conquistar! Porque a Pombagira me ensinou que o melhor amor não é amarrado! Porque os Baianos me ensinaram que a felicidade é uma permissão que temos que nos dar!
O Candomblé veio da África, trazido ao Brasil por meio dos negros africanos escravizados. ... Candomblé é uma religião afrobrasileira, que foi trazida pelos africanos escravizados. Umbanda é uma religião brasileira que mescla elementos do catolicismo, espiritismo, e religiões afro-brasileiras.
Os orixás são entidades que governam o mundo em nome da divindade, representam elementos da natureza ou poderes primordiais e estão relacionados com antepassados míticos.
Orixás femininas na Umbanda Sagrada, de acordo com a bibliografia existente, são sete:
O termo Yabás refere-se ao Yorubá, dialeto africano que, traduzida, significa, “mãe”, “senhora”, “aquela que alimenta seus filhos”. ... Na religião de origem africana, as Yabás são orixas femininos, representados por Nanã, Iansã, Oxum, Obá e, Yemanjá, entre outras.
Na verdade, a cobertura da “face” de Orixás e Iabás ocorre quando o Orixá se apresenta “paramentado” (como se diz) para o público no terreiro ,na sala, no barracão. O que está coberto é o “rosto” da pessoa que incorpora o Orixá, pois, como energia manifesta o Orixá não tem um rosto.
Obaluaê representa a terra e o sol, aliás, ele é o próprio sol, por isso usa uma coroa de palha (azê) que tampa seu rosto, porque sem ela as pessoas não poderiam olhar para ele.