As células gaméticas são também chamadas de gametas sexuais, são as células que os seres sexuados usam para se reproduzir, como é o caso dos espermatozoides e dos ovócitos humanos. ... Os gametas são importantes para aumentar a variabilidade genética dos seres vivos sexuados, impedindo que nasçam clones.
São as células haploides. Os gametas humanos – espermatozoides e óvulos – são haploides. ... Essas células possuem 46 cromossomos (23 pares) no núcleo e são representadas por 2n = 46. Nas células diploides do nosso corpo, os cromossomos podem, então, ser agrupados dois a dois.
O corpo humano é constituído por diversos tipos de células; são aproximadamente 130 tipos que se distinguem mediante suas formas e funções específicas. O agrupamento de células forma os tecidos. As células em maior quantidade no corpo humano são as células epiteliais, aquelas que envolvem o corpo e os órgãos.
Resposta. Resposta: Se com fertilização você quer dizer "fecundação", são as células haploides! Cada ser é 2n (diploide).
Verificado por especialistas. Podemos afirmar que nas celulas diploides do corpo humano há 46 cromossomos, sendo que dentre eles, são herança do seu pai 23 cromossomos e são herança da sua mãe, 23 cromossomos.
Dos 23 pares de cromossomos que possuímos, metade foi herdado da mãe e outro herdado do pai. Sendo assim, temos duas versões de cada gene (alelos), os quais estão localizados em cromossomos homólogos.
Células podem ser classificadas em procariontes e eucariontes. Células procariontes apresentam material genético disperso no citoplasma. Células eucariontes possuem um núcleo definido, delimitado pelo envelope nuclear.
O gene é um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA que contém um código (instruções) para produzir uma proteína que desempenha uma função específica no corpo.
O códon de início no RNA mensageiro é AUG, que corresponde à TAC no DNA. Já para sinalizar o fim de um gene existem três possíveis códons: UAA (ATT no DNA), UAG (ATC no DNA) e UGG (ACC no DNA).