EQST

O Que Disco Epifisrio Onde Se Localiza E Qual A Sua Funço?

O que é disco Epifisário onde se localiza e qual a sua função?

O disco epifisário é constituído por um disco cartilaginoso que não foi penetrado pelo osso em expansão e que será responsável, de agora em diante, pelo crescimento longitudinal do osso. Assim o disco fica entre o tecido ósseo das epífises e o da diáfise.

Quais são as regiões do disco Epifisario?

O disco epifisário tem regiões denominadas zonas: de reserva, proliferativa, hipertrófica e de invasão vascular. A zona de reserva é formada por cartilagem hialina sem produção de matriz ou proliferação celular; também é a zona mais distante da diáfise.

Quais ossos são formados pelo mecanismo Endocondral?

Os ossos longos e curtos, como as falanges e o fêmur, surgem de um modelo de cartilagem formado pela ossificação endocondral. A distinção entre esses dois tipos de osteogênese não implica a existência de múltiplos tipos de tecido ósseo.

Como se dá a formação dos ossos?

O tecido ósseo primário é formado através de ossificação intramembranosa e surge a partir da diferenciação de células de tecido conjuntivo em osteoblastos. A membrana de tecido conjuntivo restante se condensa e forma o periósteo.

Como se dá a formação óssea?

O osso é formado por um tecido esponjoso mais leve (trabecular), que é revestido por uma camada exterior rígida conhecida como osso compacto (cortical). O exterior do osso é coberto pelo periósteo, uma camada de tecido fibroso.

Como ocorre o processo de ossificação Endocondral?

A ossificação endocondral acontece quando as células mesodérmicas se transformam em células produtoras de cartilagem, antes do início da formação do osso. É um processo muito mais lento que a ossificação intramembranosa e ocorre na maioria das partes do esqueleto, principalmente nos ossos longos.

Como ocorre o processo de ossificação Endocondral e Intramembranosa?

Enquanto na ossificação endocondral ocorre o desenvolvimento ósseo do centro para as extremidades, na intramembranosa ocorre de forma diferente, partindo de núcleos de ossificação, que se expandem e se juntam ao longo do tempo. O crânio, por exemplo, ossifica desta maneira.

Como o osso cresce em comprimento e largura?

O osso cresce em comprimento e espessura. Inicialmente, a ossificação se inicia a partir de determinados pontos chamados "pontos de ossificação". Posteriormente, quando o osso encontra-se delineado, o seu crescimento se faz em comprimento por intermédio da cartilagem de conjugação.

Qual a diferença da ossificação Intramembranosa para Endocondral?

A diferença entre os dois é que a ossificação intramembranosa é quando o tecido ósseo ocorre aos poucos em uma membrana natural conjuntiva. Já a ossificação endocondral é uma peça cartilaginosa que serve de molde para o tecido ósseo ir crescendo.

Em que ossos ocorre ossificação Intramembranosa?

Os ossos chatos do crânio e da face, mandíbula e clavícula têm desenvolvimento por ossificação intramembranosa. ......... O processo de ossificação intramembranosa é feito a partir da diferenciação de células mesenquimais em osteoblastos no interior de membranas conjuntivas.

Quais são os tipos de ossificação?

O processo de ossificação pode ocorrer de dois tipos: Ossificação Intramembranosa; Ossificação Endocondral. Processo pelo qual são formados os ossos chatos do crânio, contribuindo também para o crescimento em espessura dos ossos longos.

O que é crescimento Aposicional?

No crescimento aposicional a cartilagem cresce através da adição de nova matriz na superfície da cartilagem pré-existente. Neste processo , as novas células cartilaginosas, denominadas de condroblastos, são derivadas da camada interna do pericôndrio.

O que é crescimento lamelar?

Nas lamelas as fibras colágenas estão dispostas paralelas umas em relação às outras. Além do sistema de Havers, na diáfise dos ossos longos, há lamelas circunferenciais externas, circunferenciais internas e intermediárias.

Quais os dois tipos de crescimento da cartilagem?

O crescimento da cartilagem deve-se a dois processos: o crescimento intersticial, por divisão mitótica dos condrócitos preexistentes; e o crescimento aposicional, que se faz a partir das células do pericôndrio.

Qual é a função do Condroblasto?

Condroblastos são as células que formam a matriz da cartilagem. A palavra deriva do grego chondros (cartilagem) e blastos (célula jovem). Os condroblastos estão presentes no tecido conjuntivo que circunda e nutre a cartilagem, que se chama pericôndrio.

Qual a diferença entre Condroblastos e Condrocitos?

Elas se diferenciam pois os condroblastos são células jovens, que tem origem de células trocos, possuem consistencia enborrachada e mais organelas que a célula já madura. Já os condrócitos se oroginam de condroblastos e dão origem a cartilagem, com isso se endurecem e perdem oraganelas.

Quais as funções dos Condroblastos?

São células que produzem as fibras colágenas e formam a matriz da cartilagem, conferindo sua rigidez e consistência. Estão presentes no tecido conjuntivo que circunda e nutre a cartilagem, denominado pericôndrio.

O que é um Condroblasto?

O condroblasto é a célula que está em maior atividade, está na periferia de forma alongada, futuramente será um condrócito. E as células condrogênicas são células mesênquimais que originam os condroblastos. CARTILAGEM HIALINA: É a cartilagem mais comum, sua matriz predomina colágeno tipo II.

Qual a função dos Condroblastos e dos osteoblastos?

Resposta. Osteoblastos: função: formar componentes da matriz óssea. Condroblastos: função: formar a matriz da cartilagem. Fibroblastos: função: formar a substância fundamental amorfa.

O que é uma cartilagem articular?

A cartilagem é um tecido amortecedor que reveste a superfície do osso ao nível das articulações, protegendo-as. Tem uma enorme capacidade de resistência à carga e permite o amortecimento e o fácil deslizamento, sem contacto das superfícies ósseas.