Descrição: Expressão e comunicação artística; Classificação, valores e composição do ritmo; Instrumentos de percussão. Movimentos: classificação, postura, posições, passagens, deslocamentos.
Ou seja, são atividades que visam trabalhar a expressão corporal, tendo como base, a música, bem como, a dança, que também é uma forma de comunicação. ... Em suma, as atividades rítmicas e a dança são elementos integrantes da cultura, da qual devem ser resgatadas e valorizadas, pois, são inerentes à vida humana.
Sabemos que, nas diversas manifestações da cultura de movimento, podemos encontrar a presença de ritmo, seja na sequência dos golpes de um lutador, nas passadas para o arremesso no handebol, nas séries de exercícios na academia, e até na sincronia de dançarinos de streetdance.
Não é apenas na atividade humana que podemos encontrar o ritmo, ela está presente também na natureza, nas mais diversas ocasiões e basta uma simples observação, como por exemplo, do movimento das marés, da simples alternância entre dia e noite, da mudança das estações ou na medida do tempo.
Para este autor, a composição do ritmo não é destacada apenas pelo “tempo”, mas também pela “acentuação”, elemento percebido como “muito forte”, ou seja, pela velocidade. Então, o ritmo no movimento acontece por meio de uma ação do músculo no “tempo” da “acentuação”.
A dança desenvolve a coordenação motora, agilidade, ritmo, percepção espacial e fortalece a musculatura. Também melhora a autoestima, as relações interpessoais, reduz os bloqueios psicológicos, melhora a concentração, sensibilidade e a motivação; fatores importantes para potencializar a criatividade.
Dessa forma, o ritmo determina a velocidade, a forma, seja na dança, esporte ou luta, de todos os processos de expressão corporal. Além disso, vale salientar que o ritmo determina as funções vitais, como o respiratório e cardíaco, devendo o organismo se adaptar a ele.
Resposta. Resposta: ViVENDO CADA DIA COM ENERGIA, PROPOSITO, PAIXÃO E QUE A VIDA DO HOMEM É CERCADA DE ACONTECIMENTOS RÍTMICOS O TEMPO TODO.
Ele é o ritmo médio de um corredor em determinado trajeto, medido em minutos por quilômetro. ... Por exemplo, se um corredor leva 30 minutos para concluir 5 km, então seu pace é de 6 minutos por quilômetro. Se levar 50 minutos para percorrer 10 km, o ritmo é de 5 minutos.