(G1) Quando os europeus chegaram à América, as terras já eram ocupadas por povos que possuíam diferentes culturas e diversas formas de organização econômica e social, grande diversidade de língua,religião e costumes. Entre outros, os astecas, os incas e os maias: os chamados povos pré-colombianos./span>
O chamado Descobrimento ou Descoberta da América, que se deu pela chegada da armada do navegador Cristóvão Colombo nas Bahamas em 12 de outubro de 1492 na tentativa de encontrar uma rota alternativa para as Índias, representa o início da colonização europeia do continente americano.
Quando os espanhóis chegaram à América no final do século XV trouxeram armas e equipamentos que eram desconhecidos pelos ameríndios o que causou forte e espanto entre os integrados dos impérios Inca e Asteca Quais foram as principais armas utilizadas pelos espanhóis na conquista da América./span>
Quando os primeiros colonizadores espanhóis chegaram à América, o cacau já era cultivado pelos índios, principalmente os Astecas, no México, e os Maias, na América Central. Os índios consideravam as sementes de cacau tão valiosas que, além de as usarem como moeda, estavam presentes nos seus rituais sagrados.
Em 1825, o inventor Coenrad Van Houten criou uma prensa que permitia separar o licor da manteiga de cacau. Com o licor, criou-se um chocolate em pó de melhor qualidade e com a manteiga – adivinhe!
Os maias plantavam o cacau, colhiam, torravam as sementes e as transformavam em uma pasta, que depois era misturada à água, pimenta, cereais e outros ingredientes./span>
floresta
Equador
O principal país produtor é a Costa do Marfim com 39% de participação relativa, seguida de Gana (20%), Indonésia (10%), Nigéria (6%), seguidos de Ca- marões, Brasil, e Equador, todos com 5% (Gráfico 1).
O termo cacau deriva da palavra cacahualt (idioma nahuatl), falada pela civilização maia. Os povos maia e asteca cozinhavam o cacau e o trituravam com milho e pimenta aromatizando o preparo com baunilha e canela. À bebida davam o nome de xocatl.
Significado de Cacau substantivo masculino Fruto do cacaueiro. A amêndoa desse fruto, com a qual se faz o chocolate.
O contato inicial dos europeus com o cacau foi em 1502, quando um dos navios da quarta expedição de Colombo às Américas encontrou na costa norte da atual Honduras uma canoa nativa contendo amêndoas de cacau para comércio. Na América do Sul, a Venezuela foi um dos primeiros países a introduzir o cultivo do cacaueiro./span>
Theobroma significa “manjar dos deuses”, em alusão ao produto chocolate, oriundo do cacau (Theobroma cacao L), considerado como alimento digno das divindades (Braudeau, 1970). O cupuaçuzeiro apresenta frutos com sementes e sem sementes (Figura 1).
O período compreendido entre a polinização e o amadurecimento do fruto varia de 140 a 205 dias, com uma média de 167 dias. O índice de frutos (número de frutos necessários para obter 1 kg de cacau comercial) é, em geral, de 15 a 31 frutos.
O cacaueiro sempre foi cultivado para aproveitar apenas as sementes de seus frutos, que são a matéria-prima da indústria chocolateira. ... O suco da polpa do cacau possui sabor bem característico, considerado exótico e muito agradável ao paladar, assemelhando-se ao suco de outras frutas tropicais./span>
O cacau é matéria-prima para a fabricação do chocolate, entretanto essa não é a única utilização desse fruto. As sementes, além da produção de chocolate, também são usadas para a produção de cacau em pó e manteiga de cacau, sendo essa última empregada também na indústria farmacêutica e cosmética.
Confira nossas sugestões!
Benefícios do cacau em pó à saúde
Significado de Chocolate substantivo masculino Pasta alimentícia solidificada, composta de cacau e açúcar. Essa substância dissolvida em água ou leite.
O chocolate é obtido de uma mistura entre o cacau, açúcar e leite. No entanto, a sua fabricação começa bem antes, quando as frutas do cacau são quebradas para a retirada de suas sementes amargas, a base do chocolate.
Produzir chocolate de leite é fruto de amor, e possui três fases principais: Primeiro, os produtores de chocolate misturam ingredientes do leite e açúcar, depois, gentilmente, introduzem a essa mistura licor de chocolate e cacau em pó. A mistura é depois seca, tornando-se num pó granuloso de chocolate de leite.