Significado de Estrebaria substantivo feminino Estabelecimento onde se colocam ou se abrigam os cavalos e seus arreios. Cavalariça; local usado para abrigar burros, jumentos, mulas, éguas ou outros animais desse gênero. Etimologia (origem da palavra estrebaria). Estabro + aria.
Significado de Correnteza substantivo feminino Corrente de águas. [Figurado] Facilidade de exposição, desembaraço.
Esse fluxo é formado pela água das ondas, depois que elas arrebentam. A água que se acumula na beira da praia volta para o mar e, com isso, cria uma corrente nessa direção. ... Elas dependem do volume das ondas, dos ventos e da topografia.
A palavra correntesa está errada. Devemos utilizar o substantivo feminino correnteza sempre que quisermos referir um fluxo de água constante e forte. Refere-se ainda a uma série de objetos ou pessoas alinhadas, uma fileira. Pode significar também desembaraço e fluência.
Trace uma diagonal Nunca, em hipótese alguma, largue sua prancha”, alerta Marcos. Caso a correnteza esteja forte e você não consiga mais remar nem chamar pedir ajuda, o tenente Cléber do Vale diz que “o melhor a fazer é boiar e deixar a corrente te levar até outra praia, onde poderá sair”.
A água de retorno continua a ser empurrada pela gravidade, e procura o caminho de menor resistência. Este pode ser um canal submerso na areia ou a areia ao lado de um quebra mar ou píer, por exemplo. Como a água de retorno se concentra nesse canal, ela se torna uma corrente movendo-se para dentro do mar.
A maioria das ondas se formam a partir do sopro do vento na superfície do mar. O vento bate na água e causa uma ondulação composta de pequenas ondas entre 1 e 2 cm que são chamadas de ondas capilares. Quanto mais veloz e durável for o vento, maior será a altura da onda.
Tipicamente, cerca de dez minutos antes de um tsunami, o mar recua da costa, expondo parte do leito marinho. Se a inclinação for rasa, este recuo pode exceder 800 metros. As pessoas inconscientes do perigo podem permanecer na costa, devido à curiosidade, mas este pode ser um sinal de advertência da vinda de um tsunami.
Seu comprimento de onda pode diminuir para apenas alguns metros e sua amplitude pode alcançar mais de 10 metros; a altura da onda pode variar dependendo da intensidade do tsunami e do relevo da plataforma continental.
O vento, ao soprar paralelo a costa, exerce uma força extrema que faz com que esse fenômeno atinja sua intensidade máxima, pois como resultado da Força de Coriolis, que é a força causada pelo movimento de rotação da Terra sobre o vento e os oceanos, empurra a água no sentido esquerdo da direção do vento.