5 dicas importantes para fazer uma introdução
“Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideais, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.” Artigo de revisão - São elaborados a partir da análise de referenciais teóricos ou fontes bibliográficas.
O artigo científico tem por finalidade apresentar publicamente os resultados originais de uma dada pesquisa. ... 2), o artigo científico pode ser definido como a “publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”.
Ou seja, a linguagem acadêmica exige um tom formal de linguagem. Ou seja, uma certa formalidade, de forma que não apareçam gírias, coloquialismos, senso comuns, chavões e subjetividades.
A escrita científica é um tipo de escrita que tem uma característica muito marcante: a formalidade e uso de termos técnicos. E esta é uma prática comum no cenário acadêmico.
Para evitar o plágio, o pesquisador deve citar, tão logo utilize a ideia de terceiros, qual a fonte de pesquisa de onde aquela ideia foi extraída. Há basicamente duas formas de citação, a direta e a indireta.
1) Texto original, reproduzido exatamente como aparece no livro e não referenciado: é interpretado pelo leitor como um texto de autoria daquele que escreve o trabalho.
Segundo o professor Lécio Ramos, citado por Garschagen (2006), existem, pelo menos, três tipos de plágio: Integral: cópia de um trabalho inteiro, sem citar a fonte. Parcial: 'colagem' resultante da seleção de parágrafos ou frases de um ou diversos autores, sem menção às obras.
Plágio acadêmico: o que é e por que é considerado crime?
O plágio (diz-se também plagiarismo ou plagiato) é o ato de assinar, apresentar e publicar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem a permissão do autor.