O contrato é uma das primeiras etapas do processo terapêutico, vindo após o psicodiagnóstico. É considerado o ponto mais concreto da relação terapêutica. É realizado verbalmente, devendo ser claro, objetivo para ambos, pois é o que orienta a dupla.
O significado de Setting Terapêutico na psicologia, nada mais é do que um espaço no qual a relação terapêutica acontece. O psicoterapeuta possui uma escuta diferenciada e procura ajudar as pessoas a enxergarem novas saídas diante dos desafios da vida.
A retificação subjetiva corresponde ao primeiro reviramento dialético operado por Freud. Ela consiste em perguntar: “Qual é a sua participação nisso de que você se queixa?”. A partir das intervenções de Freud, podemos inferir duas vertentes da retificação subjetiva segundo o tipo clínico.
Recomenda-se realizar duas ou três entrevistas. Na primeira é interessante agendar um horário mais flexível, pois pode durar entre uma e uma hora e meia, sem que comprometa o horário do próximo paciente. Para Freud [1913(1976)], o assunto para iniciar a entrevista geralmente é de escolha do paciente.
O inicio de uma análise, segundo Jacques Allain Miller, não pode ser pensado sem sua inter-relação intrínseca ao fim. Isso porque, para o próprio paciente entrar em analise já implica projetar um fim para a mesma, e para o analista, o inicio assinala o abalo do fantasma (ou fantasia), e o fim, a travessia deste.
Um dos maiores objetivos da Psicanálise é criar um vínculo entre terapeuta e paciente, a fim de compreender os processos reprimidos pelo subconsciente, que geram sintomas como a angústia ou a ansiedade. Todo esse acompanhamento é realizado por meio da interpretação das ações e pensamentos do indivíduo.
Dentro de uma sessão de análise não há certo e errado, não há julgamentos morais. A experiência vivenciada nos encontros com o analista nos possibilita a construção de um autoconhecimento, passamos a enxergar aquilo já tão sabido, de uma forma diferente.
Os métodos da psicoterapia variam conforme a linha de pensamento e a especialização do profissional. Normalmente, o terapeuta intervém, elucidando os comportamentos e as crenças limitantes da pessoa. Já nas sessões de análise, o paciente fala livremente o que lhe vem à mente, caracterizando a “cura pela fala”.
Para o processo de análise, primeiramente, você passará por algumas entrevistas. Durante esse primeiro encontro você poderá contar sobre sua história e também tirar dúvidas, se houver. Não se preocupe com o que falar. ... É necessário falar sobre questões da sua vida que te incomodem e que são relevantes na sua história.
Moran (1995), enfatiza que para fazer a análise da linguagem do vídeo se deve responder as seguintes perguntas: - Que história é contada (reconstrução da história)? - Como é contada essa história: o que lhe chamou a atenção visualmente?
Como fazer uma boa análise literária
A análise literária é o processo de compreensão de uma obra de ficção.
Numa análise formal, os poemas são analisados quanto ao número de estrofes, número de versos por estrofe, esquema rimático em cada estrofe, métrica dominante e tipo de rima existente. A poesia, por oposição à prosa, é escrita em verso. Cada linha do poema é chamada de verso.
O professor precisa analisar a obra literária como um todo e verificar a que faixa etária está mais adequada. O professor precisa avaliar a obra literária infanto-juvenil, segundo os valores que veicula, porque a criança é ainda um leitor imaturo intelectualmente.
Análise estrutural é a determinação dos efeitos de cargas sobre estruturas físicas e seus componentes.
A seguir, confira as dicas para realizar uma leitura aprofundada e rápida de um livro:
Verifique o estilo de linguagem Perceba se o estilo de linguagem é formal ou coloquial, se existe alguma conexão entre o argumento do texto e o estilo. Anote, por exemplo, se existe muita descrição ou uso de metáforas, se o diálogo predomina no texto, etc.
Como avaliar Basta clicar em Avaliar Livro na página da obra que deseja comentar. (Veja a simulação, clicando na figura ao lado). Dê sua nota clicando nas estrelas. Quanto maior o número de estrelas, melhor a qualificação daquele livro.
Você será direcionado para a página inicial de seu perfil no Skoob, com informações como livros lidos, lendo e os que quer ler. Logo abaixo, você poderá classificar seus livros favoritos, os que tem cópia física, os desejados, emprestados e estabelecer os que deseja trocar e sua meta de leitura.