As principais modalidades de indicadores de saúde são: Mortalidade / sobrevivência • Morbidade / gravidade / incapacidade • Nutrição / crescimento e desenvolvimento • Aspectos demográficos • Condições socioeconômicas • Saúde ambiental • Serviços de saúde.
O cálculo é realizado com base na relação entre o número de mortos no período de um ano e o número de habitantes de um determinado lugar. O resultado é expresso em porcentagem. Suponhamos que em um lugar haja 500.
Em 2019, esta taxa foi de 14,0 por mil, declínio de 2,8% em relação ao ano anterior.
Os dados de Mortalidade podem ser obtidos através de: CD-ROM, distribuído pela Secretaria de Vigilância em Saúde; Consultas na home-page do DATASUS em Informações de Saúde – Mortalidade. Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde (Sistema de Informação).
A taxa de mortalidade representa o número de óbitos ocorridos ao longo de um ano. Esse indicador é calculado a cada mil habitantes e reflete a relação entre o número de óbitos anuais e de habitantes de um determinado local. O resultado obtido por meio do cálculo é dado também em permilagem.
"Segundo a Unicef, outros fatores que ajudaram a reduzir as mortes de crianças no Brasil incluem "melhorias nos serviços de saneamento básico, nos níveis educacionais das mães e nos índices de aleitamento materno e vacinação, além do crescimento na renda das famílias".
Esse indicador representa o número de óbitos ocorridos no período de um ano. Essa taxa é calculada a cada mil habitantes e reflete a relação entre o número de mortos anuais e a população total de um determinado lugar.
( ) Taxa de mortalidade representa o número de mortes ocorridas no período de um ano a cada mil habitantes.
A taxa de mortalidade infantil é um indicador social representado pelo número de crianças que morreram antes de completar um ano de vida a cada mil crianças nascidas vivas no período de um ano. É um importante indicador da qualidade dos serviços de saúde, saneamento básico e educação de uma cidade, país ou região.
A taxa de crescimento vegetativo, também conhecido como crescimento natural, é a diferença entre a taxa de natalidade e mortalidade,ou seja,diferença entre o número de nascimentos e mortes, geralmente expresso em permilagem(x1000). Esse crescimento pode ser dividido em: positivo, negativo e nulo.
O crescimento vegetativo representa a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. É também chamado de crescimento natural.
Densidade demográfica é um índice demográfico que calcula o número de habitantes por quilômetro quadrado. ... Densidade demográfica corresponde à distribuição da população em uma determinada área.
Densidade demográfica
Segundo estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui uma população de habitantes (2020) em uma área de 8 km², resultando em uma densidade demográfica de 24,9 habitantes por quilômetro quadrado.