Condições necessárias para realizar-se um bom exame clínico: Respeito e delicadeza durante a realização do exame: só expor o segmento do corpo em exame; informar o paciente sobre os passos de exame; ao examinar segmentos em que há queixa álgica, informar o paciente.
Procedimento: Antes e após examinar um paciente lave as mãos. O examinador deve se colocar atrás do paciente. Iniciar o exame pelos ápices e ir deslocando as mãos em direção às bases. Pousar as mãos espalmadas sobre as regiões a serem examinadas, de tal modo que os polegares se toquem levemente, em ângulo quase reto.
O enfermeiro pressiona, firmemente, o diafragma do estetoscópio contra a parede torácica e move o estetoscópio da região torácica superior (próximo ao pescoço) em direção à região torácica inferior. Ele deve auscultar anteriormente, lateralmente e posteriormente, sempre que possível.
a) Roncos (secreção solta em uma área de grosso calibre); b) Sibilos (sons mais agudos comuns em pacientes com asma); c) Estertores/Creptações(são tipos ruídos ásperos, secreções retidas); d) Estridor (som tipo gargarejo em obstrução de vias aéreas).