O sangue sai do coração por meio da artéria aorta, que se ramifica por todo o corpo, que é onde ocorrem as trocas de nutrientes e catabólitos. O sangue, agora pobre em oxigênio, retorna ao coração por meio das veias cavas superior e inferior, é lançado diretamente no átrio direito e segue para o ventrículo direito.
As veias levam o sangue para o coração e as artérias trazem o sangue que saiu do coração, e até o sangue chegar nas artérias, é transportado pelos capilares.
Sangue arterial é o sangue rico em oxigênio. O sangue arterial circula pelas veias pulmonares e pelas artérias sistêmicas. O termo sangue arterial não significa sangue que circula nas artérias, mas sim sangue rico em oxigênio.
As veias são tubos cilíndricos formados por válvulas venosas que impedem o fluxo inverso do sangue. Elas possuem a capacidade de contração e expansão de seu tamanho de acordo com a quantidade de sangue disponibilizado, por isso ela serve de reservatório.
Resposta. As artérias carregam todo o sangue que sai do coração, levando este sangue para todas as células do corpo. Já as veias são os vasos que coletam o sangue dessas células para levá-lo de volta ao coração.
Veias e artérias são vasos sanguíneos que apresentam algumas diferenças. A primeira delas diz respeito à direção do transporte do sangue. Nas veias, o sangue segue dos tecidos do corpo em direção ao coração; nas artérias, o sangue flui do coração para as diferentes partes do corpo.
As veias resultam da convergência de vasos capilares e se tornam de maior calibre à medida que chegam próximo ao coração. Diferentemente das artérias, a túnica média das veias apresenta músculos e fibras elásticas em menor quantidade, e a pressão sanguínea nesses vasos é baixa.
Artérias tendem a ser mais elásticas que as veias, e os capilares são mais delgados. O sistema cardiovascular é formado pelo coração, artérias, veias e capilares, sendo esses três últimos denominados genericamente de vasos sanguíneos.
São 97 000 quilômetros de veias, artérias e vasos capilares. Se fossem alinhadas, elas dariam 2,5 voltas em torno da Terra.
Os tubos mais finos do sistema circulatório, os capilares são vasos sanguíneos de extrema importância no funcionamento das células, pois fazem o contato “mais íntimo” com elas, fornecendo oxigênio e nutrientes.
As artérias são mais grossas e menos numerosas, elas são responsáveis por levar sangue com oxigênio para as nossas células. As veias são um pouco menores e mais numerosas, elas transportam o sangue com CO2 para os pulmões, para que ele possa ser jogado para fora na expiração.
As veias são responsáveis por transportar sangue dos tecidos para o coração. Diferente do que acontece nas artérias, a pressão nas veias é menor para que o sangue consiga vencer a força da gravidade e retornar ao coração.
Assim, as artérias funcionam com pressão bem mais elevadas que as veias, e por isso têm paredes mais grossas que as veias, e apresentam pulsação. Já as veias têm paredes mais finas, têm aspecto azulado e não apresentam pulsação (certo cantor que me perdoe, mas “no pulsar das minhas veias,” não existe!).
O resultado do batimento do coração é a propulsão de uma certa quantidade de sangue (volume) através da artéria aorta. Quando este volume de sangue passa através das artérias, elas se contraem como que se estivessem espremendo o sangue para que ele vá para a frente.
Quando este sangue retorna ao coraçao,além de ser venoso (sem oxigenio) ele tem que subir ladeiras(como dos pés para o coraçao) sem refluir,ou seja :voltar para trás,daí a necessidade das valvulas de retençao de fluídos.
Artérias principais da cabeça e do pescoço (28 estruturas). Artérias principais da cabeça e do pescoço (28 estruturas).