EQST

O Que Diz O Artigo 483 Da CLT?

O que diz o artigo 483 da CLT?

Art. 483 – O empregado poderá considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenização quando: ... § 1º – O empregado poderá suspender a prestação dos serviços ou rescindir o contrato, quando tiver de desempenhar obrigações legais, incompatíveis com a continuação do serviço.

Quando cabe a rescisão indireta?

O critério principal para obter a rescisão indireta é o artigo 483 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Ele determina que essa medida é cabível “se forem exigidos serviços superiores às suas forças, defesos por lei, contrários aos bons costumes, ou alheios ao contrato”.

O que diz o artigo 480 da CLT?

480 da CLT: Havendo termo estipulado, o empregado não poderá se desligar do contrato, sem justa causa, sob pena de ser obrigado a indenizar o empregador dos prejuízos que deste fato lhe resultarem.

O que diz o artigo 482?

Ou seja, o artigo 482, alínea "e", da CLT, protege o empregador contra os empregados que não cumprem a função para a qual foram contratados, o que, geralmente (e deve ser assim) está constando no contrato de trabalho. Alínea "f": embriaguez habitual ou em serviço.

Quais as hipóteses previstas por lei para o empregado receber aplicação da justa causa?

Ocorre justa causa se o empregado, sem autorização expressa do empregador, por escrito ou verbalmente, exerce, de forma habitual, atividade concorrente, explorando o mesmo ramo de negócio, ou exerce outra atividade que, embora não concorrente, prejudique o exercício de sua função na empresa.

Qual o artigo da CLT que fala sobre justa causa por incontinência de conduta?

O artigo 482 expõe o rol de condutas que ensejam a resolução do contrato de trabalho por justa causa do empregado e iniciativa do empregador, nas alíneas a a m e parágrafo único.

O que é o mau procedimento?

O mau procedimento, como causa de rescisão do contrato de trabalho, nos termos previstos na CLT, refere-se ao comportamento inadequado do empregado, traduzido pela prática de atos que contrariem as regras da convivência harmônica, respeito e decoro, prejudicando as boas condições do ambiente de trabalho.

É considerado justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador exceto?

Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho, pelo empregador, os seguintes motivos, EXCETO: ... Negociação por conta própria, mesmo que esporádica, sem permissão do empregador, quando constituir ato de concorrência à empresa para a qual trabalha ou para uma de suas parceiras comerciais.

Em que casos é possível o funcionário pedir a demissão do empregador?

O empregador pode ser “demitido” quando cometer falta grave em desfavor do colaborador. Para que a rescisão seja reconhecida pela Justiça, é necessário que se configure uma das hipóteses previstas no artigo 483 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

O que se paga na rescisão por justa causa?

O empregado demitido por justa causa tem direito apenas a: Saldo de salários; Férias vencidas, com acréscimo de 1/3 constitucional; Salário-família (quando for o caso);] Horas extras ou pagamento de saldo de banco de horas (se houver);

Quais documentos o empregado demitido tem que assinar?

Os documentos necessários são:

  • Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho, em 4 (quatro) vias;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, com as anotações atualizadas;
  • Comprovante de aviso prévio, quando for o caso, ou do pedido de demissão;