A atenção define-se pelo direcionamento da consciência e estado de concentração mental sobre determinado objeto. ... Concentração: depende do grau de solicitação e atuação do estímulo, levando a uma melhor focalização da fonte de estímulo.
dividida relacionada à possibilidade da pessoa de manter sua atenção em estímulos diferentes para executar uma ou mais tarefas distintas simultaneamente; e de atenção alternada, relativa à capacidade de se alternar o foco atencional entre um estímulo e outro na execução de uma tarefa.
O córtex pré-frontal consiste em uma parte do nosso cérebro, localizada no lobo frontal, responsável pela atenção, ou seja, pelo chamado na neurociência fenômeno atencional (PANTANO, Telma.
A atenção é a habilidade para escolher e se concentrar em um estímulo relevante. A atenção é o processo cognitivo que permite escolhermos um estímulo relevante e, em consequência, dar-lhe uma resposta. Esta habilidade cognitiva é muito importante e uma função essencial em nossas vidas cotidianas.
As quatro principais funções da atenção são: atenção seletiva, vigilância, sondagem e atenção dividida. Pode-se escolher prestar a atenção em determinados estímulos e ignorar outros.
O TADIM tem por finalidade investigar, avaliar e mensurar a atenção difusa de motoristas ou candidatos à obtenção ou renovação da CNH. O TACOM tem como objetivo a investigação, avaliação e mensuração da atenção concentrada dos motoristas.
A atenção discriminativa é a função mental que ao focalizar dois ou mais estímulos diferentes, necessita realizar uma discriminação, uma separação, para tornar em consideração somente o estímulo de seu interesse e assim emitir uma resposta específica (Tonglet, 1999).
Nos testes TADIM, TADIM-2 e TEDIF-1, é necessário estudar a seqüência por completo. Nos testes TEDIF-2 e TEDIF-3, basta memorizar a localização dos primeiros números, pois a seqüencia de cores se repete no teste inteiro, assim fica fácil procurar por determinado número apenas entre os de determinada cor.