Teoria dos Ídolos Segundo Bacon, a figura dos ídolos estava baseada em falsas noções e hábitos mentais incutidos na mentalidade dos homens. Para ele, a crença nos ídolos prejudicava o avanço da ciência e da racionalidade humana. ... Ídolos da tribo: provenientes das limitações da espécie humana.
A palavra Ídolo, em latim, significa Idola, Simulacra, mas foi com Francis Bacon, filósofo da Idade Moderna, que o termo adquire um sentido de "falsas noções", ou seja, um tipo de velamento sobre o objeto que se pretende conhecer, portanto, uma espécie de pré-juízo sobre o ente observado.
Para Bacon, o conceito de ídolos consiste em uma ideia falsa ou ilusória que na maioria das vezes dificulta a compreensão da realidade. E a partir disso ele desenvolveu o método indutivo puro. E classificou os ídolos em quatro grupos: ídolos da tribo, ídolos da caverna, ídolos do foro e ídolos do teatro.
Ídolos da tribo: fazem parte da tribo humana por pertencerem à nossa natureza. Há uma tendência humana de buscar a compreensão dos fenômenos à sua volta, aliás, é isso que movimenta a vontade de dominar a natureza.
Para melhor apresentá-los, assinalamos os nomes: Ídolos da. Tribo, Ídolos da Caverna, Ídolos do Foro e Ídolos do Teatro” Fonte: BACON.
Os quatro ídolos de Bacon (os da tribo, do foro, do teatro e da caverna) só são superáveis se considerarmos que eles não são parte da natureza humana, situação em que deveríamos admitir os limites da nossa própria ciência. ... Bacon considerava que isto era possível, enquanto seus críticos modernos consideravam que não.
Bacon é considerado o pai do empirismo moderno por ter formulado os fundamentos dos métodos de análise e pesquisa da ciência moderna. Para ele a verdadeira ciência é a ciência das causas e seu método é conhecido como racionalista experimental.
Essa noção de Bacon também acabou se tornando básica e fundamental nos estudos científicos em geral, e costuma ser compreendida como uma necessidade de neutralidade do estudioso: ele deve se manter neutro diante daquilo que está estudando, não deve colocar nada de si mesmo nesse estudo que possa distorcer a observação ...
Resposta: Francis Bacon acreditava que os ídolos consistiam em maus hábitos mentais, bem como, preconceitos e falsas nações, e acreditava que pudesse mudar isso através de hábitos que ajudariam o indivíduo a se readequar ao meio.
Para combater os erros provocados pelos ídolos, Francis Bacon propôs o método indutivo de investigação, que cumpriria algumas etapas consecutivas, como é o caso da alternativa: A) Observação da natureza, organização racional, explicações gerais (hipóteses) e experimentações.