O Currículo Funcional é uma proposta de ensino que visa à melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência mental. ... Currículo Funcional é aquele que facilita o desenvolvimento de habilidades essenciais, a participação em uma grande variedade de ambientes integrados (FALVEY, 1982).
A educação inclusiva requer um currículo dinâmico, que permita ajustar o fazer pedagógico às necessidades dos alunos e ser um recurso para promover o desenvolvimento e a aprendizagem dos mesmos.
Dos diferentes aspectos que precisam ser notados na construção de um currículo inclusivo destacamos: a colaboração entre profissionais do ensino comum e da educação especial, um trabalho colaborativo [...] (SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, 2009, p. 39).
Ele é de extrema importância no processo de aprendizado, pois norteia o trabalho dos educadores. O currículo inclui todos os saberes que serão ensinados, não apenas a teoria. Mas, os aspectos humanos e sociais, como comportamentos e valores que são repassados aos estudantes em cada aula.
No contexto da educação inclusiva, esse currículo deve contemplar as especificidades das necessidades educacionais especiais, por meio de ajustes realizados pelo professor no intuito de oferecer ao aluno pleno acesso ao conhecimento. A esses ajustes dá-se o nome de adequações de pequeno porte.
O currículo: uma reflexão sobre a prática. ... É próprio do currículo traçar caminhos educacionais, porém, ele não é apenas um campo meramente técnico ou sistemático, mas um instrumento flexível e crítico, que é permeado por questões sociais, políticas e econômicas.
A função do planejamento anual para a escola Ele busca explicitar o que se espera de cada professor e turma ao final do ciclo anual de ensino e os métodos que serão utilizados. A elaboração deve levar em conta as metas e objetivos da escola, tomando decisões que direcionem o ensino para o caminho desejado.