O vírus do herpes zoster, vírus herpes simples, a doença de Lyme, sífilis, hepatite B e brucelose, entre outros, podem estar na origem da inflamação. Mais raramente, fungos e infestações parasitárias podem estar associados à episclerite.
A episclera é responsável pelo suporte nutricional da esclera, revestimento sinovial escleral e resposta inflamatória às agressões da esclera. Sua principal função é de proteção do conteúdo intra-ocular, sendo resistente e elástica. A episclerite é a inflamação da episclera. A etiologia idiopática é a mais comum.
O tratamento para esclerite é feito sob orientação do oftalmologista que indica o uso de medicamentos de acordo com a causa da esclerite, podendo ser recomendado o uso de antibióticos ou imunossupressores, por exemplo.
Algumas providências caseiras podem dar algum alívio:
“A artrite reumatoide pode causar uveíte, outro tipo de doença inflamatória que acomete a íris, o nervo ótico e a retina, causando embaçamento e ressecamento dos olhos”, explica o médico. O especialista afirma que quem sofre desta doença deve se preocupar ainda mais quanto à saúde ocular.
As doenças reumáticas compreendem as doenças que afetam o aparelho locomotor, ou seja, articulações, ossos, músculos, cartilagens, tendões e ligamentos....Quais as principais doenças reumáticas