As principais áreas de pesquisa desse laboratório eram: intensidade das sensações, sensações táteis, psicologia do som, sensações de luz, gustação, olfação, percepções espaciais, curso das representações, estética experimental, processos atencionais, sentimentos e afetos, processos de associação e memória, etc.
Assim, a saúde pode ser definida como bem-estar biopsicossocial-espiritual-ecológico, ou seja: bem-estar físico, psicológico (mental e emocional), social, espiritual (sentido para a vida) e ecológico (ambiental).
Assim, podemos dizer que ter bem-estar é a capacidade de uma pessoa suprir as suas necessidades e se satisfazer com a vida, enquanto ter saúde significa viver em um estado de mais completo bem-estar físico, mental e social. E quanto à qualidade de vida?
Bem estar mental é um estado harmônico em que a mente trabalha as emoções positivas e negativas de maneira equilibrada. Bem-estar mental é um estado harmônico em que a mente trabalha as emoções positivas e negativas de maneira equilibrada.
Bem-estar fisico, estado de saúde físico, envolve aspectos da vida que são necessários para manter-se em condições superiores. O bem-estar fisico ideal é desenvolvido através da combinação de benéficos das atividades físicas / exercícios físicos e hábitos alimentares saudáveis.
Uma antiga definição de saúde fazia referência apenas à ausência de doenças. Mas, atualmente, compreende-se a saúde como um conjunto de ações, hábitos e condições que proporcionam o bem-estar geral do ser humano: a qualidade de vida.
5 alimentos que podem aumentar a sensacao de bem estar
Veja algumas das condições envolvidas:
O bem-estar no trabalho é um conjunto de estratégias e ações adotadas para criar um ambiente de trabalho harmônico ao colaborador. Assim, é possível motivar os funcionários e engajá-los com suas tarefas diárias, além de garantir saúde e segurança no ambiente laboral.
Confira algumas dicas para conquistar mais qualidade de vida no trabalho:
Para medir a qualidade de vida no trabalho, são considerados critérios como compensações, programa de benefícios, espaço físico, clima organizacional, relações com colegas e líderes, e tudo o que influencia a percepção dos colaboradores sobre a empresa.
Entre elas estão o aumento da produtividade, atenção e motivação, melhoria do clima organizacional, diminuição de gastos com tratamentos de saúde, redução do turnover, aumento da retenção de talentos, aumento do lucro, entre outros.
A implementação de programas de qualidade de vida no trabalho torna o ambiente organizacional mais produtivo e saudável. Esses programas incentivam os empregados a adotarem hábitos de vida mais saudáveis, o que proporciona melhorias na vida pessoal e profissional do funcionário.
Como vimos, qualidade de vida é uma expressão que se refere às condições de vida do homem, em vários âmbitos, nomeadamente, o bem-estar físico, mental, psicológico e emocional, relacionamentos sociais, como família e amigos e também saúde, educação e outros aspetos que influenciam a vida humana.
5 ações práticas para aumentar a qualidade de vida dos colaboradores no ambiente corporativo