Aproveite para já conferir nosso conteúdo super completo sobre DBE, ou Documento Básico de Entrada!
Para problemas relacionado a produto, suporte técnico, serviços administrativos ou financeiros: clique aqui
Através do CNAB, as informações financeiras são atualizadas automaticamente no sistema. Assim, o seu time financeiro pode visualizar que os 20 boletos foram pagos e que o valor foi debitado do caixa.
O CNAB pode ser utilizado para diversas finalidades, sendo a emissão de boletos uma das mais comuns. Para exemplificar, imagine que sua empresa precise quitar 20 boletos. Ela então cria um arquivo de remessa, seguindo o modelo que o banco aceita, e envia.
Além disso, no nosso Portal do Desenvolvedor, clientes e parceiros têm acesso a uma seção na qual é possível realizar uma validação para apontar erros na composição do arquivo CNAB. Essa validação destaca ajustes sempre que necessário. A validação também simplifica as operações dos nossos clientes, pois o próprio cliente pode utilizar a plataforma e receber um feedback de forma instantânea.
Com a nossa Conta PJ, é possível aproveitar as vantagens desse modelo por meio do seu Internet Banking. Por lá também é possível agendar datas e horários para os pagamentos de acordo com suas necessidades.
Como o volume de transações aumentando a cada dia, seria quase impossível monitorar quais clientes estão em dia e quais estão em atraso de forma manual. Por isso, essa tecnologia é indispensável na realização de cobranças.
Esse layout possui tudo que o anterior realiza, além do serviço de custódia e protesto de cheques; utilização de serviço de banco correspondente; serviço de agendamento para pagamento de títulos e pagamentos de contas.
Se você é analista financeiro ou trabalha nesse departamento, sem dúvidas já se deparou com arquivos CNAB na sua rotina. No post de hoje, vamos explicar o que é CNAB e qual o seu papel na gestão de recebíveis. Acompanhe e boa leitura!
Aqui, carteiras de cobrança simples e garantida também são bem atendidas e os serviços de banco correspondente estão inclusos, bem como o de postagem de títulos pelos correios. Além disso, serviços de agendamento de pagamento de contas, custódia de cheques e protesto podem ser utilizados.
Devido à sua integração entre o ERP e as instituições bancárias, o banco de dados da sua empresa é atualizado diariamente, automatizando parte do trabalho operacional do departamento financeiro.
Criado pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), CNAB significa “Centro Nacional de Automação Bancária” e é uma ferramenta utilizada, tanto para agilizar remessa, quanto para receber o retorno de informações entre os clientes e bancos: Tudo de forma online e automatizada.
O processo é todo online e leva poucos segundos para ser finalizado. Além disso, o status da operação é atualizado pelo CNAB em tempo real, diminuindo o trabalho operacional da empresa.
Todas as operações bancárias realizadas por meio digital seriam impossíveis de acontecer sem a ajuda das novas tecnologias. Uma delas é CNAB, que provém os recursos e ferramentas necessários para a implementação e controle das funções de remessa (envio) e retorno (recebido) de forma automatizada e mais inteligente.
Quando o assunto é gestão financeira de um negócio, faz toda diferença saber o que é CNAB e para que ele serve. Essa ferramenta de automação oferece mais segurança e agilidade para as operações entre banco e clientes, favorecendo a performance dos seus recebíveis.
Sua configuração, com 4 segmentos de 240 posições, permite apresentar um número maior de informações. No CNAB 240 é possível adicionar mais títulos dentro do mesmo arquivo.
Tudo isso contribui para que o planejamento financeiro seja cumprido, contribuindo para que o negócio possa alcançar seus objetivos.
Atualmente, são utilizados 2 tipos de CNAB pelo sistema bancário: o CNAB 400 e o CNAB 240. Ambos contribuem para a criação de um formato padrão nas funções de envio e recebimento das informações digitais. Conheça agora um pouco mais sobre cada um deles: